HORÁRIO

sábado, 29 de janeiro de 2022

Protagonismo juvenil

 1.1.   Protagonismo  juvenil 


    O  Ensino  Integral  tem  como  principal  objetivo  a  formação  de  jovens autônomos,  competentes  e  solidários.  Tendo  em  vista  a  manifesta  complexidade  deste objetivo,  o  modelo  do  Ensino  Integral  dispõe  de  diversos  mecanismos  para  auxiliar  na sua  consecução,  com  destaque  para  o  Protagonismo  Juvenil.  Protagonismo  Juvenil  é um  processo  no  qual  o  jovem  é  simultaneamente  sujeito  e  objeto  das  ações  no desenvolvimento  de  suas  próprias  potencialidades  de  acordo  com  Bruno  Silveira.   

    O  aluno  é  o  ator  principal  na  condução  de  ações  nas  quais  ele  é  sujeito  e simultaneamente  objeto  das  suas  várias  aprendizagens.  No  desenvolvimento  dessas ações  de  Protagonismo  Juvenil  o  jovem  vai  se  tornando  autônomo  à  medida  que  é capaz  de  avaliar  e  decidir  com  base  nas  suas  crenças,  valores  e  interesses;  vai  se tornando  solidário,  diante  da  possibilidade  de  envolver-se  como  parte  da  solução  e não  do  problema  em  si;  e  competente  para  compreender  gradualmente  as  exigências do  novo  mundo  do  trabalho  e  preparado  para  a  aquisição  de  habilidades  específicas requeridas  para  o  desenvolvimento  do  seu  Projeto  de  Vida. 

    Para  formar  o  jovem  idealizado  (autônomo,  solidário  e  competente)  a  prática pedagógica  dos  educadores  deve  ser  modificada  de  modo  que  o  jovem  seja  tratado como  fonte  de  iniciativa  porque  desenvolver  capacidade  de  agir,  não  sendo  passivo  no processo  pedagógico;  como  fonte  de  liberdade  porque  a  ele  devem  ser  oferecidos cursos  alternativos  para  aprender  e  avaliar  e  tomar  decisões  e  fonte  de  compromisso, porque  deverá  aprender  a  responder  pelos  seus  atos,  sendo  consequente  nas  suas ações. 

    Nesse  período  da  vida,  o  jovem  procura  e  experimenta  oportunidades  de criação  de  espaços,  de  participar  e  de  ser  ouvido  dentro  e  fora  da  esfera  escolar,  é mais  do  que  importante  garantir  que  tenham  acompanhamento  e  orientação  pelos educadores.  Para  que  isso  ocorra,  é  necessário  que  o  ambiente  escolar  seja cuidadosamente  pensado  de  modo  permitir  ao  educando  conquistar  a  autoconfiança, autodeterminação,  autoestima,  autonomia,  capacidade  de  planejamento,  altruísmo, 15 perseverança,  elementos  imprescindíveis  no  desenvolvimento  de  suas  habilidades  e competências  na  conquista  de  sua  identidade  pessoal  e  social. As  práticas  e  vivências  em  Protagonismo  Juvenil  proporciona  ao  jovem  agir  com postura  própria  a  alguém  que  sabe  o  que  quer  e  se  empenha  para  realizar  seus objetivos  de  modo  consequente.  E  esse  empenho  consequente  conduz  os  alunos  a patamares  superiores  em  termos  de  autonomia,  conferindo-lhes  melhores  condições para  lidar  com  as  diversas  alternativas  no  enfrentamento  e  resolução  de  problemas que  os  desafiam.   Dentre  as  práticas  e  vivências  de  Protagonismo  Juvenil  merecem  relevo  os clubes  juvenis  e  os  líderes  de  turma,  que  serão  tratados  a  seguir.


Fonte: Diretrizes do Programa Integral, Escola de Tempo Integral – Página 15 e 16.

Orientação de Estudo

Orientação   de Estudo Materiais e documentos em:  https://drive.google.com/drive/folders/143HXqFor0j4RiZq6UQSIl2IBEi97h-jX?usp=sharing A ...