HORÁRIO

CGPG - ATRIBUIÇÕES - PEI

 APOSTILA DO CURSO DA EFAPE - PCG

https://drive.google.com/drive/folders/1wnA-NbHv2xoLsBKx0cE9roHU9MRZAOs9?usp=sharing



Resumo

 

 PROFESSOR COORDENADOR GERAL (PCG)

 

 

            O Professor Coordenador Geral (PCG), o Diretor e o Vice-Diretor compõem o que de­nominamos “trio gestor da escola”. Cada um possui responsabilidades específicas, mas que juntas colaboram para o sucesso escolar.

 

Atribuições do Professor Coordenador Geral no Programa Ensino Integral. São elas:

·         Auxiliar na execução das ações pedagógicas do Plano de Ação da escola;

·         Acompanhar o desenvolvimento das ações pedagógicas voltadas à implementação da Formação Geral Básica e da Parte Diversificada/Itinerário Formativo, favorecendo o processo de aprendizagem dos estudantes;

·         Auxiliar o Vice-Diretor na articulação dos Projetos de Vida dos estudantes com os demais componentes curriculares;

·         Coordenar as ações dos Professores Coordenadores de Área (PCA);

·         Orientar todos os professores nas atividades de trabalho pedagógico coletivo e individual;

·         Liderar toda equipe escolar no processo de formação continuada;

·         Elaborar o seu Programa de Ação com os objetivos, as metas e os resultados de aprendizagem a ser atingidos;

·         Garantir o alinhamento dos Guias de Aprendizagem com os componentes de todas as áreas do conhecimento;

·         Coordenar a sistematização dos resultados parciais e finais e acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes;

·         Substituir, preferencialmente na própria área de conhecimento, em caráter excepcional, os professores em suas ausências e nos impedimentos legais de curta duração;

·         Monitorar a Agenda da Escola e a sua, principalmente as atividades da escola relacionadas com os componentes curriculares da Formação Geral Básica e da Parte Diversificada/

·         Itinerário Formativo.

 

O Professor Coordenador Geral (PCG) é o responsável por monitorar a Agenda da Es­cola e verificar a articulação entre as agendas dos Professores Coordenadores de Área (PCA) e as dos demais Professores da escola. Esse monitoramento deve ser feito por todos os profissionais da escola, mas com foco no desenvolvimento e nas articulações das ações de sua responsabilidade.

Para apoiá-los nessa tarefa, o PCG conta com diversas reuniões de alinhamentos, a socialização e a troca de informações, a elaboração de estratégias e os encaminha­mentos necessários para que todos obtenham sucesso em suas ações.

 

Professor Coordenador Geral – Reuniões de Alinhamento

 

·         Reunião com a Equipe Gestora (Diretor e Vice-Diretor);

·         Reunião com Professores Coordenadores de Área (PCA);

·         Reunião com Vice-Diretor e Professores de Projeto de Vida;

·         Reunião com Vice-Diretor e Professores de Protagonismo Juvenil (PJ);

·         Reunião com Professores de Orientação de Estudos (OE);

·         Reunião com Professores de Práticas Experimentais.

 

Reunião com a Equipe Gestora (Diretor e Vice-Diretor)

Nas reuniões de alinhamento com o Diretor e o Vice, o PCG compartilha os temas que serão tratados nas ATPCG, assim como os desmembramentos específicos para cada área do conhecimento que serão trabalhados durante as ATPCA, para que se­jam analisados e validados pela equipe gestora. Também socializa os resultados das observações de sala de aula. Informa todas as atividades pedagógicas que foram de­senvolvidas na unidade escolar e discute aquelas que estão previstas para acontecer nos próximos dias, para que sejam verificadas sua viabilidade ou a necessidade de ajustes/apoio. São nessas reuniões de alinhamento que o PCG também recebe as in­formações sobre os Clubes Juvenis, os Líderes de Turma, a Tutoria, sobre as aulas de Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil. É com base nestas informações que ele ob­tém subsídios para estruturar as formações e para realizar o acompanhamento e o monitoramento das ações pedagógicas desenvolvidas pela equipe escolar.

 

Reunião com Professores Coordenadores de Área (PCA)

As reuniões entre o PCG e os PCA acontecem semanalmente, para tratar das forma­ções realizadas em ATPCG e seus desdobramentos nas reuniões da ATPCA. Para isso, o PCG obtém dados e os organiza para gerar informações sobre as aulas observadas pelos PCA. Essas informações servirão para subsidiar as formações destinadas aos professores, garantindo o alinhamento entre os componentes que fazem parte da Formação Geral Básica e da Parte Diversificada/Itinerário Formativo. Também tratam das demandas específicas de cada área para melhorar a aprendizagem dos estudan­tes, abordando as práticas de nivelamento e as diferentes metodologias utilizadas.

 

Reunião com Vice-Diretor e Professores de Projeto de Vida (PV)

Nas reuniões de alinhamento conduzidas pelo Vice-Diretor, com o apoio do PCG, os Professores de Projeto de Vida (PV) compartilham as ações desenvolvidas com os es­tudantes e articulam as práticas pedagógicas desse componente curricular com os demais colegas. O PCG também auxilia o Vice-Diretor na organização das ações nas aulas de Projeto de Vida, para garantir o desenvolvimento dos estudantes. A reunião de alinhamento é uma excelente oportunidade para que todos possam não só com­partilhar informações, mas trocar experiências, sanar dúvidas e superar as dificulda­des em equipe.

 

 

Reunião com Vice-Diretor e Professores de Protagonismo Juvenil (PJ)

Nas reuniões de alinhamento conduzidas pelo Vice-Diretor, com o apoio do PCG, os professores de Protagonismo Juvenil (PJ) compartilham as ações desenvolvidas e articulam as práticas pedagógicas deste componente com os demais colegas. Esse momento é de suma importância, pois possibilita o compartilhamento das dúvidas e das dificuldades encontradas para que juntos possam buscar caminhos e trocar sugestões visando à superação dos desafios. O PCG também auxilia o Vice-Diretor na organização das ações nas aulas de Protagonismo Juvenil para apoiar, inclusive, estu­dantes que necessitem de maior estímulo no desenvolvimento de seu protagonismo para que possam atingir o ideal formativo do PEI.

 

 

Reunião com Professores de Orientação de Estudos (OE)

Nas reuniões com os professores de Orientação de Estudos (OE), o PCG proporcio­na formação continuada nos pressupostos teóricos e metodológicos do componente curricular de Orientação de Estudos à equipe docente alinhados aos materiais orien­tadores. Outro objetivo das reuniões é planejar ações referentes às atividades que serão realizadas nas aulas e articular os componentes curriculares considerando as especificidades de cada turma. Durante as reuniões, o PCG monitora a execução e acompanha os resultados por meio dos indicadores de aprendizagem, propondo in­tervenções quando necessário.

 

 

Reunião com Professores de Práticas Experimentais

Nas reuniões com os professores de Práticas Experimentais, o PCG promove mo­mentos de formação continuada para a equipe com base nos materiais orientadores, orienta e articula os docentes para proporcionar a efetivação da premissa do Currículo Paulista de que a Educação Científica não pode se resumir a informar ou transmitir conhecimento, mas deve estimular a investigação científica e a participação social e garantir a reflexão e a atuação na solução de problemas.

O Professor Coordenador Geral é responsável, na unidade escolar, por definir indica­dores, elaborar e alinhar ações, monitorar e validar os resultados parciais e finais dos componentes curriculares da Formação Geral Básica e da Parte Diversificada/Itinerá­rio Formativo, visando atingir os objetivos estabelecidos no Plano de Ação.

O PCG também valida as ações, as metodologias e estratégias propostas, as respon­sabilidades e os prazos estabelecidos pelos Professores para cumprimento das metas descritas no Plano de Ação da escola.

O Professor Coordenador Geral, com auxílio dos PCA, organiza o nivelamento, que é uma ação pedagógica que impacta diretamente os resultados parciais e finais da uni­dade escolar.

 

 

 

Elaborar o seu Programa de Ação com os Objetivos, Metas e Resultados de Aprendizagem a Serem Atingidos

Antes de elaborar o seu Programa de Ação, o Professor Coordenador Geral deverá, primeiramente, apoiar e orientar os PCA e demais docentes da escola na elaboração de seus Programas de Ação. Realizada esta etapa e de posse dos Programas de Ação desses profissionais, o PCG elabora o seu Programa de Ação para nortear as ações de formação e aperfeiçoamento da equipe, com foco na aprendizagem dos estudantes e na melhoria dos índices educacionais.

 

 

Acompanhar o Desenvolvimento das Ações Pedagógicas Voltadas à Implementação do Currículo Paulista e da Parte Diversificada/Itinerário Formativo, favorecendo o Processo de Aprendizagem dos Estudantes, e Coordenar as Atividades dos Professores Coordenadores de Área de Conhecimento

Uma das estratégias que o PCG pode utilizar para acompanhar o desenvolvimento das ações voltadas à implementação do Currículo Paulista e da Parte Diversificada/Itine­rário Formativo é a observação em sala de aula. Como gestor pedagógico, ele acom­panha o desempenho dos professores e, para cumprir tal função, ele pode apoiar-se em instrumentos de observação e feedback de aulas.

 

 

 

Para auxiliá-lo nesse processo de observação de aula, o PCG conta com os Professores Coordenadores de Área e com o Vice-Diretor, que acompanharão as aulas da seguinte maneira:

 

O Vice-Diretor, conforme suas atribuições, realiza a observação das aulas de Protagonismo Juvenil e de Projeto de Vida;

Os PCA realizam as observações das aulas dos componentes da(s) área(s) de sua designação;

O PCG realiza a observação das aulas dos PCA, dos demais componentes da Parte Diversificada, além de realizar o acompanhamento das atividades do Professor da Sala de Leitura.

 

 

 

Auxiliar o Vice-Diretor na Articulação dos Projetos de Vida dos Estudantes com os Demais Componentes Curriculares e Alinhar com o Vice-Diretor a Integração das Ações dos Projetos de Vida

O Projeto de Vida é a metodologia em torno da qual a escola organiza todas as suas práticas pedagógicas. É o documento irradiador, o coração da escola, pois estabelece diretrizes que conectam todos os componentes curriculares. O Projeto de Vida dos estudantes e os indicadores obtidos a partir da análise das defa­sagens detectadas em relação à aprendizagem nortearão a intencionalidade de todas as práticas pedagógicas contempladas no Plano de Ação da unidade escolar.

 

 

 

Tutoria

As reuniões de alinhamento com os Professores tutores são de responsabilidade do Vice-Diretor, mas como o PCG pode apoiar e auxiliar na articulação e na integração da Tutoria aos Projetos de Vida dos estudantes?

 

 

1.     Divulgando as informações sobre o Projeto de Vida dos estudantes para os seus respectivos tutores;

 

2.     Apoiando o Vice-Diretor na orientação aos tutores quanto à elaboração do seu cronograma, a partir dos indicadores do Projeto de Vida e de desempenho aca­dêmico dos estudantes, garantindo o acompanhamento regular e sistemático da Tutoria.

 

Com o auxílio dos tutores no planejamento de ações e no estabelecimento de objeti­vos para atingirem suas metas e sonhos, os estudantes são orientados a planejar ati­vidades que os direcionam na trilha da realização pessoal, identificando suas aptidões e também as dificuldades a serem superadas.

 

Eletivas

 

E sobre as Eletivas? Que interface e qual articulação elas teriam com o Projeto de Vida? E qual seria o papel do PCG nessa integração?

 

1.     Realizando o cruzamento das informações contidas no Relatório do Varal dos Sonhos, consolidado pelo Vice-Diretor, para que, a partir do interesse dos estu­dantes, os Professores possam propor e elaborar as Eletivas da unidade escolar.

2.     Acompanhar e monitorar o desenvolvimento das Eletivas para verificar a con­formidade com as ementas propostas e as metodologias empregadas pelos professores a fim de garantir que as atividades desenvolvidas nessas aulas este­jam em consonância com os Projetos de Vida dos estudantes. Todos os registros devem ser sistematizados e evidenciados para futuras reuniões de feedbacks formativos, que podem ser realizados por uma dupla ou trio de professores res­ponsáveis por uma dada Eletiva ou durante a ATPCG, quando se tratar de temas de interesse geral.

 

 

Demais Componentes Curriculares

 

O PCG tem a incumbência, juntamente com os outros profissionais da unidade esco­lar, de articular os Projetos de Vida dos estudantes com os demais componentes curri­culares, pois o Programa Ensino Integral tem como objetivo formar jovens autônomos que possam tomar decisões sobre onde e como almejam chegar no que se refere à concretização dos seus Projetos de Vida. A partir dos dados do Varal dos Sonhos dos estudantes, compilados e compartilhados pelo Vice-Diretor, o PCG acompanha e monitora as aulas dos demais componentes curriculares para garantir que estejam alinhadas aos Projetos de Vida dos estudantes, seja por meio das observações de aula ou pelas evidências apresentadas pela equipe. O PCG deve sempre buscar caminhos e estratégias diversificadas para realizar for­mações continuadas com os Professores a fim de proporcionar momentos de estudo referentes a novas metodologias e práticas educacionais, para que os Professores con­sigam apoiar os estudantes que estão em diferentes níveis de aprendizagem.

 

Garantir o Alinhamento dos Guias de Aprendizagem com os Componentes Curriculares de Todas as Áreas do Conhecimento

O Professor Coordenador Geral é o responsável por orientar os Professores Coorde­nadores de Área quanto à importância dos Guias de Aprendizagem e também por garantir o alinhamento das habilidades inseridas nesse documento com os compo­nentes curriculares de todas as áreas de conhecimento.

O PCG orienta os Professores quanto à construção do documento no início de cada bimestre com o auxílio dos Professores Coordenadores de Área e, posteriormente, to­dos os coordenadores devem validar os Guias da seguinte maneira: os PCA validam os Guias de todos os Professores de sua área de conhecimento; o PCG valida os Guias dos PCA; o PCG também valida os Guias dos Professores que ministram aulas nos compo­nentes da Parte Diversificada.

O PCG valida os Guias de Aprendizagem dos PCA, pois eles também têm aulas atribuídas.

É importante salientar que tanto os Guias de Aprendizagem quanto os Progra­mas de Ação são instrumentos que podem sofrer adequações ao longo do processo, exigindo um novo olhar sobre eles e, consequentemente, novas validações. O papel do PCG e dos PCA é apoiarem uns aos outros e aos colegas docentes, sempre orientando, esclarecendo possíveis dúvidas, acompanhando e monitorando os trabalhos e auxilian­do nos ajustes que se fizerem necessários para atingir os objetivos e metas da escola. Outro ponto a se destacar é a diferença entre Guia de Aprendizagem e Plano Anual de Ensino (Modelo Pedagógico e de Gestão Volume Único – 2021, p. 34):

Guia de Aprendizagem: Instrumento de gestão elaborado pelos Professores bimes­tralmente. É um desdobramento do Plano Anual de Ensino.

Plano Anual de Ensino: Documento elaborado no início do ano letivo pelos professo­res, contendo todos os objetos de conhecimento, habilidades e competências que serão trabalhados em cada bimestre.

 

 

 

Orientar Todos os Professores nas Atividades de Trabalho Pedagógico Coletivo Geral e Individual

 

A Aula de Trabalho Pe­dagógico Coletivo Geral (ATPCG) é a reunião pedagógica coordenada pelo Professor Coordenador Geral (PCG), nela participam todos os Professores da escola, tratando de temas que aprimoram as competências dos educadores, alinhados ao Currículo Paulista e articulados aos princípios e premissas do Programa. As formações podem acontecer também nas reuniões de planejamento, de replanejamento e nos horários de estudos individuais. A Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo por Área (ATPCA) é a reunião pedagógica coordenada pelo Professor Coordenador de Área (PCA) da qual participam os Professores de cada área com seu respectivo PCA.

Para todas as formações estarem em consonância, nas reuniões de alinhamento, o PCG e os PCA estudam sobre os indicadores da escola e, então, elaboram um plano de for­mações para ser executado ao longo do ano letivo. Esse documento deve ser analisado e revisto sempre que necessário.

 

 

 Liderar Toda a Equipe Escolar no Processo de Formação Continuada

 

O Professor Coordenador Geral é o líder e principal condutor das diversas formações que acontecem no ambiente escolar e, muitas vezes, essas formações surgem de ne­cessidades observadas na própria escola.

Cabe ao PCG a responsabilidade por realizar as formações continuadas junto aos de­mais docentes da escola, com o intuito de auxiliá-los no desenvolvimento dos traba­lhos, no fortalecimento dos Princípios, das Premissas, das metodologias e do Ideal Formativo do Programa, além de fomentar o compartilhamento de boas práticas.

As Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo Geral (ATPCG) são momentos de caráter es­tritamente formativo. Por isso, também são utilizadas para orientar e apoiar os Profes­sores no preenchimento e nas dúvidas em torno dos seus Programas de Ação, Guias de Aprendizagem e elaboração do PIAF.

Essas reuniões são realizadas preferencialmente em aulas seguidas com todos os do­centes e podem contar com participações esporádicas do Diretor e do Vice-Diretor pois, neste momento, eles estão acompanhando os encontros dos Clubes Juvenis. Por isso, o PCG precisa estar atento a todos os acontecimentos e problemas vivenciados na esco­la para poder ajudar a transformar os desafios em soluções e novas oportunidades de crescimento e aprendizagem, colocando em prática os ideais formativos do Programa Ensino Integral.


Orientação de Estudo

Orientação   de Estudo Materiais e documentos em:  https://drive.google.com/drive/folders/143HXqFor0j4RiZq6UQSIl2IBEi97h-jX?usp=sharing A ...