APOSTILA DO CURSO DA EFAPE - PCG
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Resumo
PROFESSOR
COORDENADOR GERAL (PCG)
O Professor Coordenador
Geral (PCG), o Diretor e o Vice-Diretor compõem o que denominamos “trio gestor
da escola”. Cada um possui responsabilidades específicas, mas que juntas
colaboram para o sucesso escolar.
Atribuições do
Professor Coordenador Geral no Programa Ensino Integral. São elas:
·
Auxiliar na execução das ações pedagógicas do
Plano de Ação da escola;
·
Acompanhar o desenvolvimento das ações
pedagógicas voltadas à implementação da Formação Geral Básica e da Parte
Diversificada/Itinerário Formativo, favorecendo o processo de aprendizagem dos
estudantes;
·
Auxiliar o Vice-Diretor na articulação dos
Projetos de Vida dos estudantes com os demais componentes curriculares;
·
Coordenar as ações dos Professores
Coordenadores de Área (PCA);
·
Orientar todos os professores nas atividades de
trabalho pedagógico coletivo e individual;
·
Liderar toda equipe escolar no processo de
formação continuada;
·
Elaborar o seu Programa de Ação com os
objetivos, as metas e os resultados de aprendizagem a ser atingidos;
·
Garantir o alinhamento dos Guias de
Aprendizagem com os componentes de todas as áreas do conhecimento;
·
Coordenar a sistematização dos resultados
parciais e finais e acompanhar o desenvolvimento da aprendizagem dos
estudantes;
·
Substituir, preferencialmente na própria área
de conhecimento, em caráter excepcional, os professores em suas ausências e nos
impedimentos legais de curta duração;
·
Monitorar a Agenda da Escola e a sua,
principalmente as atividades da escola relacionadas com os componentes
curriculares da Formação Geral Básica e da Parte Diversificada/
·
Itinerário Formativo.
O Professor
Coordenador Geral (PCG) é o responsável por monitorar a Agenda da Escola e
verificar a articulação entre as agendas dos Professores Coordenadores de Área
(PCA) e as dos demais Professores da escola. Esse monitoramento deve ser feito
por todos os profissionais da escola, mas com foco no desenvolvimento e nas
articulações das ações de sua responsabilidade.
Para apoiá-los
nessa tarefa, o PCG conta com diversas reuniões de alinhamentos, a socialização
e a troca de informações, a elaboração de estratégias e os encaminhamentos
necessários para que todos obtenham sucesso em suas ações.
Professor
Coordenador Geral – Reuniões de Alinhamento
·
Reunião com a Equipe Gestora (Diretor e
Vice-Diretor);
·
Reunião com Professores Coordenadores de Área
(PCA);
·
Reunião com Vice-Diretor e Professores de
Projeto de Vida;
·
Reunião com Vice-Diretor e Professores de
Protagonismo Juvenil (PJ);
·
Reunião com Professores de Orientação de
Estudos (OE);
·
Reunião com Professores de Práticas
Experimentais.
Reunião com a Equipe Gestora (Diretor
e Vice-Diretor)
Nas reuniões de alinhamento com o Diretor e o Vice, o PCG compartilha os temas que serão
tratados nas ATPCG, assim como os desmembramentos específicos para cada área do
conhecimento que serão trabalhados durante as ATPCA, para que sejam analisados
e validados pela equipe gestora. Também socializa os resultados das observações
de sala de aula. Informa todas as atividades pedagógicas que foram desenvolvidas
na unidade escolar e discute aquelas que estão previstas para acontecer nos
próximos dias, para que sejam verificadas sua viabilidade ou a necessidade de
ajustes/apoio. São nessas reuniões de alinhamento que o PCG também recebe as informações sobre os Clubes Juvenis, os Líderes de Turma, a
Tutoria, sobre as aulas de Projeto de Vida e Protagonismo Juvenil. É com
base nestas informações que ele obtém subsídios para estruturar as formações e
para realizar o acompanhamento e o monitoramento das ações pedagógicas
desenvolvidas pela equipe escolar.
Reunião com Professores Coordenadores
de Área (PCA)
As reuniões entre o PCG e os PCA acontecem semanalmente, para
tratar das formações realizadas em ATPCG e seus desdobramentos nas reuniões da
ATPCA. Para isso, o PCG obtém dados e os organiza para gerar informações sobre
as aulas observadas pelos PCA. Essas informações servirão para subsidiar
as formações destinadas aos professores, garantindo o alinhamento entre os
componentes que fazem parte da Formação Geral Básica e da Parte
Diversificada/Itinerário Formativo. Também tratam das demandas específicas de
cada área para melhorar a aprendizagem dos estudantes, abordando as práticas
de nivelamento e as diferentes metodologias utilizadas.
Reunião com Vice-Diretor e
Professores de Projeto de Vida (PV)
Nas
reuniões de alinhamento conduzidas pelo Vice-Diretor, com o apoio do PCG, os Professores de Projeto
de Vida (PV) compartilham as ações desenvolvidas com os estudantes e articulam
as práticas pedagógicas desse componente curricular com os demais colegas. O PCG também auxilia o Vice-Diretor na organização
das ações nas aulas de Projeto de Vida, para garantir o desenvolvimento dos
estudantes. A reunião de alinhamento é uma excelente oportunidade para
que todos possam não só compartilhar informações, mas trocar experiências,
sanar dúvidas e superar as dificuldades em equipe.
Reunião com Vice-Diretor e
Professores de Protagonismo Juvenil (PJ)
Nas reuniões de
alinhamento conduzidas pelo Vice-Diretor, com o apoio do
PCG, os professores de Protagonismo
Juvenil (PJ) compartilham as ações desenvolvidas e articulam as
práticas pedagógicas deste componente com os demais colegas. Esse momento é de
suma importância, pois possibilita o compartilhamento das dúvidas e das
dificuldades encontradas para que juntos possam buscar caminhos e trocar
sugestões visando à superação dos desafios. O PCG também auxilia o Vice-Diretor na organização das ações nas aulas de Protagonismo
Juvenil para apoiar, inclusive, estudantes que necessitem de maior estímulo no
desenvolvimento de seu protagonismo para que possam atingir o ideal formativo
do PEI.
Reunião com Professores de Orientação
de Estudos (OE)
Nas reuniões com os
professores de Orientação de Estudos (OE), o PCG proporciona formação
continuada nos pressupostos teóricos e metodológicos do componente curricular
de Orientação de Estudos à equipe docente alinhados aos materiais orientadores.
Outro objetivo das reuniões é planejar ações referentes às atividades que serão
realizadas nas aulas e articular os componentes curriculares considerando as
especificidades de cada turma. Durante as reuniões, o PCG monitora a execução e acompanha os resultados por meio dos
indicadores de aprendizagem, propondo intervenções
quando necessário.
Reunião com Professores de Práticas
Experimentais
Nas reuniões com os
professores de Práticas Experimentais, o PCG promove momentos
de formação continuada para a equipe com base nos materiais orientadores,
orienta e articula os docentes para proporcionar a efetivação da premissa do
Currículo Paulista de que a Educação Científica não pode se resumir a informar
ou transmitir conhecimento, mas deve estimular a investigação científica e a
participação social e garantir a reflexão e a atuação na solução de problemas.
O Professor Coordenador Geral é responsável, na unidade escolar, por definir
indicadores, elaborar e alinhar ações, monitorar e validar os resultados
parciais e finais dos componentes curriculares da Formação Geral Básica e da
Parte Diversificada/Itinerário Formativo, visando atingir os objetivos
estabelecidos no Plano de Ação.
O PCG também valida as ações, as metodologias e estratégias propostas, as responsabilidades
e os prazos estabelecidos pelos Professores para cumprimento das metas
descritas no Plano de Ação da escola.
O Professor Coordenador Geral, com auxílio dos PCA, organiza o
nivelamento,
que é uma ação pedagógica que impacta diretamente os resultados parciais e
finais da unidade escolar.
Elaborar o seu Programa de Ação com
os Objetivos, Metas e Resultados de Aprendizagem a Serem Atingidos
Antes de elaborar o seu
Programa de Ação, o
Professor Coordenador Geral deverá, primeiramente, apoiar e orientar os PCA e demais docentes da
escola na elaboração de seus Programas de Ação. Realizada esta etapa e de posse dos Programas de
Ação desses profissionais, o PCG elabora o seu Programa de Ação para nortear as ações de
formação e aperfeiçoamento da equipe, com foco na aprendizagem dos estudantes e
na melhoria dos índices educacionais.
Acompanhar o Desenvolvimento das
Ações Pedagógicas Voltadas à Implementação do Currículo Paulista e da Parte
Diversificada/Itinerário Formativo, favorecendo o Processo de Aprendizagem dos
Estudantes, e Coordenar as Atividades dos Professores Coordenadores de Área de
Conhecimento
Uma das estratégias que
o PCG pode utilizar para acompanhar o desenvolvimento das ações voltadas à
implementação do Currículo Paulista e da Parte Diversificada/Itinerário
Formativo é a observação em sala de aula. Como gestor pedagógico, ele acompanha o desempenho dos professores e,
para cumprir tal função, ele pode apoiar-se em instrumentos de observação e feedback
de aulas.
Para auxiliá-lo nesse processo de
observação de aula, o PCG conta com os Professores Coordenadores de Área e com
o Vice-Diretor, que acompanharão as aulas da seguinte maneira:
O Vice-Diretor,
conforme suas atribuições, realiza a observação das aulas de Protagonismo Juvenil
e de Projeto de Vida;
Os PCA realizam as
observações das aulas dos componentes da(s) área(s) de sua designação;
O PCG realiza a observação das aulas dos PCA, dos demais componentes
da Parte Diversificada, além de realizar o acompanhamento das atividades do
Professor da Sala de Leitura.
Auxiliar
o Vice-Diretor na Articulação
dos Projetos de Vida dos Estudantes com os Demais Componentes Curriculares e
Alinhar com o Vice-Diretor a Integração das Ações dos Projetos de Vida
O Projeto de Vida é a
metodologia em torno da qual a escola organiza todas as suas práticas
pedagógicas. É o documento irradiador, o coração da escola, pois estabelece
diretrizes que conectam todos os componentes curriculares. O Projeto de Vida
dos estudantes e os indicadores obtidos a partir da análise das defasagens
detectadas em relação à aprendizagem nortearão a intencionalidade de todas as
práticas pedagógicas contempladas no Plano de Ação da unidade escolar.
Tutoria
As reuniões de alinhamento com os Professores
tutores são de responsabilidade do Vice-Diretor, mas como o PCG pode apoiar e auxiliar na articulação e na
integração da Tutoria aos Projetos de Vida dos estudantes?
1.
Divulgando
as informações sobre o Projeto de Vida dos estudantes para os seus respectivos
tutores;
2.
Apoiando
o Vice-Diretor na orientação aos tutores quanto à elaboração do seu cronograma,
a partir dos indicadores do Projeto de Vida e de desempenho acadêmico dos
estudantes, garantindo o acompanhamento regular e sistemático da Tutoria.
Com o auxílio dos
tutores no planejamento de ações e no estabelecimento de objetivos para
atingirem suas metas e sonhos, os estudantes são orientados a planejar atividades
que os direcionam na trilha da realização pessoal, identificando suas aptidões
e também as dificuldades a serem superadas.
Eletivas
E sobre as Eletivas?
Que interface e qual articulação elas teriam com o Projeto de Vida? E qual
seria o papel do PCG nessa
integração?
1.
Realizando o cruzamento das informações
contidas no Relatório do Varal dos Sonhos, consolidado pelo Vice-Diretor, para
que, a partir do interesse dos estudantes, os Professores possam propor e
elaborar as Eletivas
da unidade escolar.
2.
Acompanhar e monitorar o
desenvolvimento das Eletivas para verificar a conformidade com as ementas
propostas e as metodologias empregadas pelos professores a fim de garantir que
as atividades desenvolvidas nessas aulas estejam em consonância com os
Projetos de Vida dos estudantes. Todos os registros devem ser sistematizados e
evidenciados para futuras reuniões de feedbacks formativos, que podem
ser realizados por uma dupla ou trio de professores responsáveis por uma dada
Eletiva ou durante a ATPCG, quando se tratar de temas de interesse geral.
Demais Componentes Curriculares
O PCG tem a incumbência, juntamente com os outros profissionais da unidade escolar,
de articular os Projetos de Vida dos estudantes com os demais componentes curriculares, pois o Programa Ensino
Integral tem como objetivo formar jovens autônomos que possam tomar decisões
sobre onde e como almejam chegar no que se refere à concretização dos seus
Projetos de Vida. A partir dos dados do Varal dos Sonhos dos estudantes,
compilados e compartilhados pelo Vice-Diretor, o PCG acompanha e monitora as aulas dos demais componentes curriculares para garantir que estejam
alinhadas aos Projetos de Vida dos estudantes, seja por meio das observações de
aula ou pelas evidências apresentadas pela equipe. O PCG deve sempre buscar caminhos e estratégias diversificadas para
realizar formações continuadas com os Professores a fim de proporcionar
momentos de estudo referentes a novas metodologias e práticas educacionais,
para que os Professores consigam apoiar os estudantes que estão em diferentes
níveis de aprendizagem.
Garantir o Alinhamento dos Guias de
Aprendizagem com os Componentes Curriculares de Todas as Áreas do Conhecimento
O Professor Coordenador Geral é o responsável por orientar os
Professores Coordenadores de Área quanto à importância dos Guias de Aprendizagem e
também por garantir o alinhamento das habilidades inseridas nesse documento com
os componentes curriculares de todas as áreas de conhecimento.
O PCG orienta os Professores quanto à construção do documento no início
de cada bimestre com o auxílio dos Professores Coordenadores de Área e,
posteriormente, todos os coordenadores devem validar os Guias da seguinte
maneira: os PCA validam os Guias de todos os Professores de sua área de
conhecimento; o PCG valida os Guias dos PCA; o PCG também valida os Guias dos
Professores que ministram aulas nos componentes da Parte Diversificada.
O PCG valida os Guias de Aprendizagem dos PCA, pois eles
também têm aulas atribuídas.
É
importante salientar que tanto os Guias de Aprendizagem quanto os Programas de
Ação são instrumentos que podem sofrer adequações ao longo do processo,
exigindo um novo olhar sobre eles e, consequentemente, novas validações. O papel do PCG e dos PCA é apoiarem uns
aos outros e aos colegas docentes, sempre orientando, esclarecendo possíveis
dúvidas, acompanhando e monitorando os trabalhos e auxiliando nos ajustes que
se fizerem necessários para atingir os objetivos e metas da escola. Outro ponto
a se destacar é a diferença entre Guia de Aprendizagem e Plano Anual de Ensino (Modelo
Pedagógico e de Gestão Volume Único – 2021, p. 34):
Guia de Aprendizagem:
Instrumento de gestão elaborado pelos Professores bimestralmente. É um
desdobramento do Plano Anual de Ensino.
Plano
Anual de Ensino: Documento elaborado no início do ano letivo pelos professores,
contendo todos os objetos de conhecimento, habilidades e competências que serão
trabalhados em cada bimestre.
Orientar Todos os Professores nas
Atividades de Trabalho Pedagógico Coletivo Geral e Individual
A Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo Geral (ATPCG) é a
reunião pedagógica coordenada pelo Professor Coordenador Geral
(PCG),
nela participam todos os Professores da escola, tratando de temas que aprimoram
as competências dos educadores, alinhados ao Currículo Paulista e articulados
aos princípios e premissas do Programa. As formações podem acontecer também nas
reuniões de planejamento, de replanejamento e nos horários de estudos
individuais. A Aula de Trabalho Pedagógico Coletivo por Área (ATPCA) é a
reunião pedagógica coordenada pelo Professor Coordenador de Área (PCA) da qual
participam os Professores de cada área com seu respectivo PCA.
Para todas as formações
estarem em consonância, nas reuniões de alinhamento, o PCG e os PCA estudam
sobre os indicadores da escola e, então, elaboram um plano de formações para
ser executado ao longo do ano letivo. Esse documento deve ser analisado e
revisto sempre que necessário.
O Professor Coordenador Geral é o líder e principal condutor das diversas formações que acontecem no ambiente escolar e, muitas vezes,
essas formações surgem de necessidades observadas na própria escola.
Cabe ao PCG a
responsabilidade por realizar as formações continuadas
junto aos demais docentes da escola, com o intuito de auxiliá-los no
desenvolvimento dos trabalhos, no fortalecimento dos Princípios, das
Premissas, das metodologias e do Ideal Formativo do Programa, além de fomentar
o compartilhamento de boas práticas.
As Aulas de Trabalho
Pedagógico Coletivo Geral (ATPCG) são momentos de caráter estritamente
formativo. Por isso, também são utilizadas para orientar e apoiar os Professores
no preenchimento e nas dúvidas em torno dos seus Programas de Ação, Guias de
Aprendizagem e elaboração do PIAF.
Essas reuniões são
realizadas preferencialmente em aulas seguidas com todos os docentes e podem
contar com participações esporádicas do Diretor e do Vice-Diretor pois, neste
momento, eles estão acompanhando os encontros dos Clubes Juvenis. Por isso, o PCG precisa estar atento a todos os
acontecimentos e problemas vivenciados na escola para poder ajudar a
transformar os desafios em soluções e novas oportunidades de crescimento e
aprendizagem, colocando em prática os ideais formativos do Programa Ensino
Integral.