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sábado, 29 de janeiro de 2022

Orientação de Estudo

Orientação  de Estudo

Materiais e documentos em: https://drive.google.com/drive/folders/143HXqFor0j4RiZq6UQSIl2IBEi97h-jX?usp=sharing

A  introdução  da  Orientação  de  Estudo  na  matriz  curricular  do  Ensino  Integral deve-se,  em  primeiro  lugar,  à  estratégia  de  que  aprender  a  estudar  é  condição primordial  para  o  desenvolvimento  da  autonomia  de  nossos  estudantes.  Parte-se  da percepção  de  que,  em  geral,  o  que  ocorre  nas  escolas  é  que  os  procedimentos  de estudo  exigem  uma  abordagem  adequada  ao  conteúdo  do  ensino.  Tais  procedimentos como  a  elaboração  de  resumos,  fichamentos,  resenhas  e  esquemas  são  mais  efetivos quando  utilizados  segundo  metodologia  própria  nas  orientações  dos  diversos professores.  Portanto,  faz-se  necessário  contribuir  para  que  os  alunos  tenham experiências  cada  vez  mais  exitosas  e  significativas,  apoiadas  em  diversos instrumentais  de  trabalho  que  o  acompanhem  ao  longo  de  sua  trajetória  escolar.

Nessa  perspectiva,  vale  lembrar  que  tanto  a  escrita  quanto  a  leitura  são  o  pano de  fundo  para  o  desenvolvimento  de  diferentes  formas  de  estudo.  No  caso  da  leitura, ela  é  sempre  determinada  por  um  interesse  que  pode  variar,  dependendo  da intencionalidade  do  leitor.  É  possível  ler  para  se  emocionar,  para  passar  o  tempo,  para se  divertir,  para  se  lembrar  de  algo,  para  seguir  uma  instrução  ou  para  estudar,  que  é  o mote  deste  texto.  

Ao  ler  para  estudar  lança-se  mão  de  várias  estratégias  de  leitura  utilizadas também  em  outras  situações,  como  salienta  Myriam  Nemirovski.  “A  prática  da  leitura une  duas  pontas  de  um  caminho  que  pode  transitar  entre  estudar  para  ler  e  ler  para estudar”.  

 

Assim,  desenvolver  o  hábito  de  estudo  pressupõe,  além  de  práticas  de  leituras e  escritas  diversificadas,  boas  situações  de  aprendizagem  que  possibilitem  aos estudantes  se  apropriar  de  diferentes  formas  de  estudo  como,  por  exemplo:  localizar informações  em  um  texto  em  função  dos  objetivos  de  leitura  que  se  tem;  diferenciar as  informações  relevantes  das  periféricas  e  sintetizá-las;  criar  novos  registros  a  partir de  várias  leituras  realizadas  durante  uma  pesquisa;  organizar  um  fichamento; expressar  o  que  se  compreendeu  de  diferentes  maneiras;  reorganizando  as informações  para  compartilhá-las  em  debates;  seminários  etc.

O  ato  do  estudo  envolve  diferentes  práticas  de  linguagem,  que  precisam  ser desenvolvidas  também  como  conteúdos  de  ensino  e  é  aqui  se  instaura  objetivo  central da  atividade  complementar  de  Orientação  de  Estudo.

O  trabalho  realizado  na  Orientação  de  Estudo  precisa  ser  definido  a  partir  de suas  características  que  é  de  assegurar  momentos  específicos  onde  aprender  a  estudar ganhe  centralidade  nas  práticas  de  ensino.  Dessa  forma,  é  necessário  ter  clareza  dos objetivos  desta  atividade  complementar  e  a  partir  deles  planejar  previamente  quais  os procedimentos  que  serão  trabalhados  em  cada  bimestre  do  ano  letivo.  

O  início  do  ano  letivo  é  um  bom  momento  para  realização  deste  plano  de trabalho  que  pode  inclusive  ser  elaborado  com  a  participação  dos  professores  das demais  áreas  do  conhecimento,  haja  vista,  que  as  orientações  de  estudo  desenvolvidas nesta  atividade  complementar  repercutirão  favoravelmente  em  todas  as  disciplinas  do currículo  escolar.  Assim,  garante-se  uma  progressão  no  ensino  destes  procedimentos que  poderão  ser  retomados  e/ou  aprofundados  nos  anos  subsequentes.  

A  colaboração  dos  professores  das  disciplinas  da  base  nacional  comum  pode  se dar  também  na  seleção  de  textos  que  serão  desenvolvidos  na  aula  com  estes estudantes,  lembrando-se  que  o  foco  não  está  no  ensino  do  conteúdo  do  texto  em  si, mas  no  ensino  do  procedimento  trabalhado.  Os  estudantes,  ao  terem  a  oportunidade de  se  apropriar  de  diferentes  estratégias  de  estudo  desenvolverão  aos  poucos  o  hábito e  o  gosto  pelo  ato  de  estudar.

É  importante  começar  o  trabalho  priorizando  os  procedimentos  de  estudo  mais comumente  utilizados  pelos  estudantes  ao  realizarem,  por  exemplo,  uma  pesquisa,  um seminário,  um  debate  entre  outras  propostas  de  trabalho  mais  comuns  no  ciclo  II  do ensino  fundamental  e  no  ensino  médio.

Nessa  perspectiva,  reitera-se  a  importância  de  que  o  professor  sempre compartilhe  a  proposta  e  o  planejamento  da  atividade  com  suas  turmas  antes  de iniciá-la.  

Fonte: Diretrizes do Programa Integral, Escola de Tempo Integral – Páginas 30 a 32.

 

 

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