SUGESTÕES DE PALAVRAS E EXPRESSÕES
PARA USO EM RELATÓRIOS |
|
Você pensa |
Você escreve |
O aluno não sabe |
O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. |
Não tem limites |
Apresenta dificuldades de auto regulação, pois… |
É nervoso |
Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar,
pois… |
Tem o costume de roubar |
Apresenta dificuldade de autocontrole, pois… |
É agressivo |
Demonstra agressividade em situações de conflito; usa meios físicos
para alcançar o que deseja |
É bagunceiro, relaxado, porco |
Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidado com
seus pertences. |
Não sabe nada |
Aprendeu algumas noções, mas necessita desenvolver… |
É largado da família |
Aparenta ser desassistido pela família, pois… |
É desobediente |
Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos; tem
dificuldades em cumprir regras. |
É apático, distraído |
Ainda não demonstra interesse em participar das atividades propostas;
Muitas vezes parece se desligar da realidade, envolvido em seus pensamentos. |
É mentiroso |
Costuma utilizar inverdades para justificar seus atos ou relatar as
atitudes dos colegas |
É fofoqueiro |
Costuma se preocupar com os hábitos e atitudes dos colegas. |
É chiclete |
É muito afetuoso; demonstra constantemente seu carinho… |
É sonso e dissimulado |
Em situações de conflito coloca-se como expectador, mesmo quando está
clara a sua participação. |
É preguiçoso |
Não realiza as tarefas, aparentando desânimo e cansaço. Porém logo
parte para as brincadeiras e outras atividades. |
É mimado |
Aparenta desejar atenções diferenciadas para si, solicitando que sejam
feitas todas as suas vontades. |
É deprimido, isolado, antissocial |
Evita o contato e o diálogo com colegas e professores preferindo
permanecer sozinho; Ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio
social. |
É tagarela |
Costuma falar mais que o necessário, não respeitando os momentos em
que o grupo necessita de silêncio. |
Tem a boca suja |
Utiliza-se de palavras pouco cordiais para repelir ou afrontar. |
Possui distúrbio de comportamento |
Apresenta comportamento fora do comum para sua idade e para o convívio
em grupo, tais como… |
É egoísta |
Ainda não sabe dividir o espaço e os materiais de forma coletiva. |
Coloque sempre as intervenções feitas
para ações apresentadas, isso ressalta trabalho.