APOSTILA - EFAPE - VICE-DIRETOR - COE - PEI - ATRIBUIÇÕES
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RESUMO
Atribuições do
Vice-Diretor - PEI
1.
Auxiliar
o Diretor na coordenação da elaboração do Plano de Ação;
2.
Apoiar
o Diretor na coordenação e no monitoramento dos Clubes Juvenis;
3.
Orientar
e monitorar os Jovens Acolhedores quanto ao acolhimento inicial e aos eventos da
unidade escolar;
4.
Acompanhar
e sistematizar o desenvolvimento dos Projetos de Vida, apoiando as ações dos
professores e garantindo sua articulação com os demais componentes
curriculares;
5.
Elaborar
o seu Programa de Ação com os objetivos, metas e resultados de aprendizagem a
serem atingidos;
6.
Auxiliar
o Diretor a integrar e alinhar as funções e atividades dos profissionais da
equipe pedagógica da escola e garantir a implantação do Plano de Ação da
escola;
7.
Atuar
na mediação de conflitos no ambiente escolar;
8.
Acompanhar
e apoiar as ações dos professores de Protagonismo Juvenil, garantindo sua
articulação com os demais componentes curriculares;
9.
Acompanhar
e apoiar as ações de tutoria, garantindo sua articulação com os demais componentes
curriculares;
10.
Assumir
a direção da escola nos períodos em que o Diretor estiver atuando como agente
difusor e multiplicador do Modelo Pedagógico da escola.
Reuniões
1.
Reunião com a Equipe Gestora (Diretor e PCG);
2.
Reunião com os Presidentes dos Clubes Juvenis;
3.
Reunião com os Jovens Acolhedores;
4.
Reunião com o Grêmio Estudantil;
5.
Reunião com o PCG e Professores de Projeto de
Vida;
6.
Reunião com o PCG e Professores de Protagonismo
Juvenil;
7.
Reunião com os Tutores;
8.
Reunião com os Funcionários.
Na reunião de alinhamento com o Diretor e o PCG, o Vice-Diretor
deve informar como está o andamento das ações sob sua responsabilidade. Também
acompanha a discussão de pauta da ATPCG juntamente com o PCG e auxilia o
Diretor no alinhamento das ações da escola.
Reunião com os Presidentes dos Clubes Juvenis
Na reunião de alinhamento entre o Diretor, o Vice-Diretor e os
Presidentes dos Clubes, o Vice-Diretor vai apoiar o Diretor, analisando as
evidências e trocando informações sobre o andamento das atividades dos Clubes
na escola. Ele ajudará o diretor nas orientações aos estudantes para correção
dos rumos, caso seja necessário, para garantir que as ações atinjam os
objetivos e as metas descritas no Plano de Ação dos Clubes.
Reunião com os Jovens Acolhedores
Na reunião de alinhamento com os Jovens Acolhedores, o
Vice-Diretor vai atuar como orientador. As reuniões iniciam-se antes do retorno
das aulas, pois os jovens acolhedores são os responsáveis por organizar as
atividades a serem realizadas nos primeiros dias do ano letivo e por acolher
toda a comunidade escolar.
Reunião com o Grêmio Estudantil
Na reunião de alinhamento com o Grêmio Estudantil, o Vice-Diretor
orienta e apoia os integrantes do Grêmio Estudantil em suas atribuições que
serão realizadas durante o ano, bem como estimula sua atuação protagonista.
Reuniões com o Grêmio Estudantil, o Vice-Diretor estimula os
estudantes a exercitar o protagonismo juvenil, pois precisam ser atuantes na
busca de soluções para desafios e fragilidades, identificados por eles ou pela
gestão.
Reunião com o PCG e Professores de Projeto de Vida
Na reunião de alinhamento entre o Vice-Diretor, o PCG e os
professores de Projeto de Vida (PV), o Vice-Diretor é responsável pela formação
e pelos alinhamentos sobre as aulas de PV e o engajamento dos estudantes, bem
como por analisar os casos de estudantes que estão com dificuldades em
elaborar o seu PV ou que apresentam escolhas consideradas delicadas.
Reunião com o PCG e Professores de Protagonismo Juvenil
Nas reuniões de alinhamento entre o Vice-Diretor, o PCG e os
professores de Protagonismo Juvenil (PJ), o Vice-Diretor é responsável por
identificar os pontos de atenção da equipe, realizar as formações, alinhar as
aulas de Protagonismo Juvenil e as ações de incentivo para os estudantes que
ainda requerem um trabalho visando o aprimoramento das suas autonomias.
Reunião com os Tutores
Nas reuniões de alinhamento
entre o Vice-Diretor e os Tutores, o Vice-Diretor é responsável por organizar
momentos para todos compartilharem informações sobre o andamento das atividades
desenvolvidas junto aos estudantes, relatarem as possíveis dificuldades
enfrentadas e refletirem sobre os possíveis caminhos para saná-las, a fim de garantir
o sucesso da Tutoria em suas três dimensões de orientação: a pessoal, a
acadêmica e a profissional.
É de responsabilidade do Vice-Diretor acompanhar e apoiar os
Tutores para que se façam presentes no processo de ensino e aprendizagem dos
estudantes, proporcionando desafios, incentivando e compartilhando valores,
atitudes e habilidades que favoreçam o olhar reflexivo e atento sobre o seu
Projeto de Vida; orientar e apoiar os Tutores nas ações a serem desenvolvidas
nas etapas de planejamento e acompanhamento.
Reunião com os Funcionários
Nas reuniões periódicas de rotina entre o Vice-Diretor e os
funcionários, o Vice-Diretor deverá compartilhar informações, planejar e
organizar os trabalhos, discutir os pontos de atenção e propor estratégias de
aprimoramento e melhoria dos serviços prestados pela escola junto à comunidade escolar.
Auxiliar o
Diretor a Integrar e Alinhar as Funções e Atividades dos Profissionais da
Equipe Pedagógica da Escola e Garantir a Implantação do Plano de Ação da Escola
O Vice-Diretor é o braço direito do Diretor da escola, pois ele é
o substituto legal do Diretor; portanto, precisa estar a par de todas as
atividades pedagógicas e administrativas.
O Vice-Diretor é responsável por divulgar o Programa Ensino
Integral, por meio da replicabilidade das boas práticas, das ações que a
unidade escolar desenvolve, deixando evidente a todos os princípios e as
premissas.
Elaborar o Seu
Programa de Ação com os Objetivos, Metas e Resultados de Aprendizagem a Serem
Atingidos
O Programa de Ação do Vice-Diretor deve ser elaborado a partir do
Plano de Ação de modo a garantir que os objetivos, as metas e os resultados
descritos neste documento sejam atingidos e estejam alinhados aos princípios e
premissas do Programa Ensino Integral e, principalmente, aos que remetem à sua
governabilidade, como ações de tutoria, Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil,
fluxo escolar e ações administrativas.
O Vice-Diretor coloque
ações de parceria com a comunidade escolar e, principalmente, com os
responsáveis pelos estudantes, como, por exemplo, em casos de atrasos,
ausências pontuais e/ou prolongadas dos estudantes ou qualquer outra questão
que possa impactar negativamente o fluxo escolar e ter como consequência uma
defasagem na aprendizagem dos estudantes.
O Programa de Ação do Vice-Diretor deve contemplar todas as ações
realizadas junto aos estudantes, professores e gestores da escola, nas reuniões
de alinhamento sob sua responsabilidade, conforme vimos anteriormente, neste
módulo.
Acompanhar e
Apoiar as Ações de Tutoria, Garantindo sua Articulação com os Demais
Componentes Curriculares
“O
Vice-Diretor, com o apoio do Professor Coordenador Geral (PCG), é o responsável
pela organização, desenvolvimento e monitoramento das ações de tutoria na
escola.”
O Vice-Diretor é incumbido de organizar e zelar pelas informações
dessas reuniões e, quando permitido, agir sobre as situações apontadas.
O Vice-Diretor também pode ser um tutor, o que é um fato positivo
já que é ele o responsável pelas reuniões de alinhamento com os demais tutores,
conforme vimos anteriormente.
... Essas reuniões entre tutor e estudante acontecem em horário
determinado pelo tutor, ora individualmente, ora de maneira coletiva e sempre
com registros e orientações do Vice-Diretor.
Assumir a
Direção da Escola nos Períodos em que o Diretor Estiver Atuando como Agente
Difusor e Multiplicador do Modelo Pedagógico da Escola
O Vice-Diretor, como seu substituto legal, fica responsável pela
escola nesse período, bem como em outros impedimentos legais, como as férias do
Diretor.
Orientar e Monitorar
os Jovens Acolhedores quanto ao Acolhimento Inicial e os Eventos da Unidade
Escolar
As ações dos Jovens Acolhedores começam antes do início do ano
letivo, quando o Vice-Diretor marca uma reunião para programar e organizar as
ações do(s) dia(s) do Acolhimento.
O Vice-Diretor é o principal responsável por auxiliar os Jovens
Acolhedores no que for solicitado, monitorar as atividades desenvolvidas e
acompanhar todo o processo.
O Vice-Diretor pode aumentar a frequência dessas reuniões, pois os
Acolhedores, junto com o Grêmio Estudantil, têm funções importantes nesses
eventos.
Outra atividade dos Acolhedores que o Vice-Diretor deve alinhar
muito bem é a recepção dos novos estudantes ao longo do ano letivo.
Acompanhar e
Sistematizar o Desenvolvimento dos Projetos de Vida, Apoiando as Ações dos
Professores e Garantindo sua Articulação com os Demais Componentes Curriculares
O Vice-Diretor é o principal
responsável pelo Projeto de Vida como um todo, desde as orientações dos
professores, o acompanhamento dos sonhos dos jovens e a sistematização dos
produtos do Acolhimento e dos demais documentos provenientes do processo de
amadurecimento acadêmico dos estudantes.
Os registros do Projeto de
Vida dos jovens são organizados e arquivados pelo Vice-Diretor para serem
revisitados sempre que necessário, seja por mudança dos sonhos dos estudantes
ou por alinhamento do Vice-Diretor com os professores do Projeto de Vida.
O Vice-Diretor acompanha e
monitora as aulas do componente curricular de Projeto de Vida para, quando for
necessário, adequar as metodologias dos professores. Estas ações devem ser
articuladas com o PCG em reuniões realizadas periodicamente.
Nessas reuniões, o Vice-Diretor deve solicitar aos professores que
contribuam para que o estudante seja estimulado a entender mais sobre seu sonho
e quais os caminhos que deve trilhar para conseguir conquistá-lo.
Apoiar o Diretor
na Coordenação e Monitoramento das Ações dos Clubes Juvenis
O Clube Juvenil é uma
atribuição do Diretor e conta com o apoio e a parceria do Vice-Diretor na
realização dos trabalhos. O momento dos Clubes é quando os jovens idealizam e
colocam em prática seus temas de interesse e desenvolvem com autonomia as
atividades propostas em seus Planos, propiciando a troca de experiências com
outros estudantes, com perfil semelhante.
Nesses momentos, o Diretor e o Vice-Diretor acompanham as
atividades e os encontros, fornecendo o apoio e o suporte necessários aos
Presidentes e Vice-Presidentes dos Clubes.
Atuar na
Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar
Essa também é uma das
atribuições do Vice-Diretor de escola, que tem como orientação o Programa
de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – Conviva SP), lembrando
também que as ações do Vice-Diretor das escolas do Programa Ensino Integral
devem pautar-se nos princípios e premissas do PEI.
Nesse sentido, o trabalho do Vice-Diretor é desenvolvido com o
objetivo de melhorar a convivência escolar e de cuidar das pessoas,
demonstrando sua corresponsabilidade com toda a equipe escolar, a Diretoria de
Ensino e a SEDUC-SP.
O Vice-Diretor é o responsável por atuar na mediação desses
conflitos, praticando o princípio da Pedagogia da Presença, utilizando a escuta
ativa para auxiliar na busca de soluções e, quando não for possível alcançar o
consenso, solicitar
ajuda externa.
Também é função do Vice-Diretor auxiliar o PCG na formação da
equipe docente quando se tratar da mediação de conflitos, pois os professores
também atuam como mediadores dos conflitos que, porventura, ocorram dentro da
sala de aula.
Continuação
I - auxiliar o Diretor na coordenação da elaboração do plano de
ação;
II - acompanhar e sistematizar o desenvolvimento dos projetos de
vida;
III - mediar conflitos no ambiente escolar;
IV - orientar, quando necessário, o aluno, a família ou os
responsáveis, quanto à procura de serviços de proteção social;
V - assumir a direção da Escola nos períodos em que o Diretor
estiver atuando como agente difusor e multiplicador do modelo pedagógico da
Escola;
VI - elaborar o seu programa de ação com os objetivos, metas e
resultados de aprendizagem a serem atingidos.
LEI COMPLEMENTAR Nº 1.164, DE 04 DE JANEIRO DE
2012
(Atualizada
até a Lei Complementar)