HORÁRIO

VICE - DIRETOR - COE - PEI - ATRIBUIÇÕES

 

APOSTILA - EFAPE - VICE-DIRETOR - COE - PEI - ATRIBUIÇÕES 

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RESUMO



Atribuições do Vice-Diretor - PEI

 

1.           Auxiliar o Diretor na coordenação da elaboração do Plano de Ação;

2.           Apoiar o Diretor na coordenação e no monitoramento dos Clubes Juvenis;

3.           Orientar e monitorar os Jovens Acolhedores quanto ao acolhimento inicial e aos eventos da unidade escolar;

4.           Acompanhar e sistematizar o desenvolvimento dos Projetos de Vida, apoiando as ações dos professores e garantindo sua articulação com os demais componentes curriculares;

5.           Elaborar o seu Programa de Ação com os objetivos, metas e resultados de aprendizagem a serem atingidos;

6.           Auxiliar o Diretor a integrar e alinhar as funções e atividades dos profissionais da equipe pedagógica da escola e garantir a implantação do Plano de Ação da escola;

7.           Atuar na mediação de conflitos no ambiente escolar;

8.           Acompanhar e apoiar as ações dos professores de Protagonismo Juvenil, garantindo sua articulação com os demais componentes curriculares;

9.           Acompanhar e apoiar as ações de tutoria, garantindo sua articulação com os demais componentes curriculares;

10.        Assumir a direção da escola nos períodos em que o Diretor estiver atuando como agente difusor e multiplicador do Modelo Pedagógico da escola.

 

 

Reuniões

 

1.            Reunião com a Equipe Gestora (Diretor e PCG);

2.            Reunião com os Presidentes dos Clubes Juvenis;

3.            Reunião com os Jovens Acolhedores;

4.            Reunião com o Grêmio Estudantil;

5.            Reunião com o PCG e Professores de Projeto de Vida;

6.            Reunião com o PCG e Professores de Protagonismo Juvenil;

7.            Reunião com os Tutores;

8.            Reunião com os Funcionários.

 

 

 Reunião com a Equipe Gestora (Diretor e PCG)

Na reunião de alinhamento com o Diretor e o PCG, o Vice-Diretor deve informar como está o andamento das ações sob sua responsabilidade. Também acompanha a dis­cussão de pauta da ATPCG juntamente com o PCG e auxilia o Diretor no alinhamento das ações da escola.

 

Reunião com os Presidentes dos Clubes Juvenis

Na reunião de alinhamento entre o Diretor, o Vice-Diretor e os Presidentes dos Clu­bes, o Vice-Diretor vai apoiar o Diretor, analisando as evidências e trocando informa­ções sobre o andamento das atividades dos Clubes na escola. Ele ajudará o diretor nas orientações aos estudantes para correção dos rumos, caso seja necessário, para garantir que as ações atinjam os objetivos e as metas descritas no Plano de Ação dos Clubes.

 

Reunião com os Jovens Acolhedores

Na reunião de alinhamento com os Jovens Acolhedores, o Vice-Diretor vai atuar como orientador. As reuniões iniciam-se antes do retorno das aulas, pois os jovens acolhedo­res são os responsáveis por organizar as atividades a serem realizadas nos primeiros dias do ano letivo e por acolher toda a comunidade escolar.

 

Reunião com o Grêmio Estudantil

Na reunião de alinhamento com o Grêmio Estudantil, o Vice-Diretor orienta e apoia os integrantes do Grêmio Estudantil em suas atribuições que serão realizadas durante o ano, bem como estimula sua atuação protagonista.

Reuniões com o Grêmio Estudantil, o Vice-Diretor estimula os estudantes a exercitar o protagonismo juvenil, pois precisam ser atuantes na busca de soluções para desafios e fragilidades, identificados por eles ou pela gestão.

 

Reunião com o PCG e Professores de Projeto de Vida

Na reunião de alinhamento entre o Vice-Diretor, o PCG e os professores de Projeto de Vida (PV), o Vice-Diretor é responsável pela formação e pelos alinhamentos sobre as aulas de PV e o engajamento dos estudantes, bem como por analisar os casos de estu­dantes que estão com dificuldades em elaborar o seu PV ou que apresentam escolhas consideradas delicadas.

 

Reunião com o PCG e Professores de Protagonismo Juvenil

Nas reuniões de alinhamento entre o Vice-Diretor, o PCG e os professores de Protago­nismo Juvenil (PJ), o Vice-Diretor é responsável por identificar os pontos de atenção da equipe, realizar as formações, alinhar as aulas de Protagonismo Juvenil e as ações de incentivo para os estudantes que ainda requerem um trabalho visando o aprimo­ramento das suas autonomias.

 

Reunião com os Tutores

Nas reuniões de alinhamento entre o Vice-Diretor e os Tutores, o Vice-Diretor é res­ponsável por organizar momentos para todos compartilharem informações sobre o andamento das atividades desenvolvidas junto aos estudantes, relatarem as possíveis dificuldades enfrentadas e refletirem sobre os possíveis caminhos para saná-las, a fim de garantir o sucesso da Tutoria em suas três dimensões de orientação: a pessoal, a acadêmica e a profissional.

É de responsabilidade do Vice-Diretor acompanhar e apoiar os Tutores para que se fa­çam presentes no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes, proporcionando desafios, incentivando e compartilhando valores, atitudes e habilidades que favoreçam o olhar reflexivo e atento sobre o seu Projeto de Vida; orientar e apoiar os Tutores nas ações a serem desenvolvidas nas etapas de planejamento e acompanhamento.

 

 

Reunião com os Funcionários

Nas reuniões periódicas de rotina entre o Vice-Diretor e os funcionários, o Vice-Diretor deverá compartilhar informações, planejar e organizar os trabalhos, discutir os pontos de atenção e propor estratégias de aprimoramento e melhoria dos serviços prestados pela escola junto à comunidade escolar.

 

Auxiliar o Diretor a Integrar e Alinhar as Funções e Atividades dos Profissionais da Equipe Pedagógica da Escola e Garantir a Implantação do Plano de Ação da Escola

O Vice-Diretor é o braço direito do Diretor da escola, pois ele é o substituto legal do Diretor; portanto, precisa estar a par de todas as atividades pedagógicas e administrativas.

O Vice-Diretor é responsável por divulgar o Programa Ensino Integral, por meio da re­plicabilidade das boas práticas, das ações que a unidade escolar desenvolve, deixando evidente a todos os princípios e as premissas.

 

Elaborar o Seu Programa de Ação com os Objetivos, Metas e Resultados de Aprendizagem a Serem Atingidos

O Programa de Ação do Vice-Diretor deve ser elaborado a partir do Plano de Ação de modo a garantir que os objetivos, as metas e os resultados descritos neste documento sejam atingidos e estejam alinhados aos princípios e premissas do Programa Ensino Integral e, principalmente, aos que remetem à sua governabilidade, como ações de tutoria, Projeto de Vida, Protagonismo Juvenil, fluxo escolar e ações administrativas.

O Vice-Dire­tor coloque ações de parceria com a comunidade escolar e, principalmente, com os responsáveis pelos estudantes, como, por exemplo, em casos de atrasos, ausências pontuais e/ou prolongadas dos estudantes ou qualquer outra questão que possa im­pactar negativamente o fluxo escolar e ter como consequência uma defasagem na aprendizagem dos estudantes.

O Programa de Ação do Vice-Diretor deve contemplar todas as ações realizadas junto aos estudantes, professores e gestores da escola, nas reuniões de alinhamento sob sua responsabilidade, conforme vimos anteriormente, neste módulo.

 

Acompanhar e Apoiar as Ações de Tutoria, Garantindo sua Articulação com os Demais Componentes Curriculares

“O Vice-Diretor, com o apoio do Professor Coordenador Geral (PCG), é o res­ponsável pela organização, desenvolvimento e monitoramento das ações de tutoria na escola.”

O Vice-Diretor é incumbido de organizar e zelar pelas informações dessas reuniões e, quando permitido, agir sobre as situações apontadas.

O Vice-Diretor também pode ser um tutor, o que é um fato positivo já que é ele o responsável pelas reuniões de alinhamento com os demais tutores, conforme vimos anteriormente.

... Essas reuniões entre tutor e estudante acontecem em horário determinado pelo tu­tor, ora individualmente, ora de maneira coletiva e sempre com registros e orienta­ções do Vice-Diretor.

 

Assumir a Direção da Escola nos Períodos em que o Diretor Estiver Atuando como Agente Difusor e Multiplicador do Modelo Pedagógico da Escola

O Vice­-Diretor, como seu substituto legal, fica responsável pela escola nesse período, bem como em outros impedimentos legais, como as férias do Diretor.

 

 

Orientar e Monitorar os Jovens Acolhedores quanto ao Acolhimento Inicial e os Eventos da Unidade Escolar

As ações dos Jovens Acolhedores começam antes do início do ano letivo, quando o Vice-Diretor marca uma reunião para programar e organizar as ações do(s) dia(s) do Acolhimento.

O Vice-Diretor é o principal responsável por auxiliar os Jovens Acolhedores no que for solicitado, monitorar as atividades desenvolvidas e acompa­nhar todo o processo.

O Vice-Diretor pode aumen­tar a frequência dessas reuniões, pois os Acolhedores, junto com o Grêmio Estudantil, têm funções importantes nesses eventos.

Outra atividade dos Acolhedores que o Vice-Diretor deve alinhar muito bem é a recep­ção dos novos estudantes ao longo do ano letivo.

 

Acompanhar e Sistematizar o Desenvolvimento dos Projetos de Vida, Apoiando as Ações dos Professores e Garantindo sua Articulação com os Demais Componentes Curriculares

O Vice-Diretor é o principal responsável pelo Projeto de Vida como um todo, desde as orientações dos professores, o acompanhamento dos sonhos dos jovens e a siste­matização dos produtos do Acolhimento e dos demais documentos provenientes do processo de amadurecimento acadêmico dos estudantes.

Os registros do Projeto de Vida dos jovens são organizados e arquivados pelo Vi­ce-Diretor para serem revisitados sempre que necessário, seja por mudança dos sonhos dos estudantes ou por alinhamento do Vice-Diretor com os professores do Projeto de Vida.

O Vice-Diretor acompanha e monitora as aulas do componente curricular de Projeto de Vida para, quando for necessário, adequar as metodologias dos professores. Estas ações devem ser articuladas com o PCG em reuniões realizadas periodicamente.

Nessas reuniões, o Vice-Diretor deve solicitar aos professores que contribuam para que o estudante seja estimulado a entender mais sobre seu sonho e quais os cami­nhos que deve trilhar para conseguir conquistá-lo.

 

Apoiar o Diretor na Coordenação e Monitoramento das Ações dos Clubes Juvenis

O Clube Juvenil é uma atribuição do Diretor e conta com o apoio e a parceria do Vi­ce-Diretor na realização dos trabalhos. O momento dos Clubes é quando os jovens idealizam e colocam em prática seus temas de interesse e desenvolvem com autono­mia as atividades propostas em seus Planos, propiciando a troca de experiências com outros estudantes, com perfil semelhante.

Nesses momentos, o Diretor e o Vice-Diretor acompanham as atividades e os encon­tros, fornecendo o apoio e o suporte necessários aos Presidentes e Vice-Presidentes dos Clubes.

 

 

Atuar na Mediação de Conflitos no Ambiente Escolar

Essa também é uma das atribuições do Vice-Diretor de escola, que tem como orien­tação o Programa de Melhoria da Convivência e Proteção Escolar – Conviva SP), lembrando também que as ações do Vi­ce-Diretor das escolas do Programa Ensino Integral devem pautar-se nos princípios e premissas do PEI.

Nesse sentido, o trabalho do Vice-Diretor é desenvolvido com o objetivo de melhorar a convivência escolar e de cuidar das pessoas, demonstrando sua corresponsabilidade com toda a equipe escolar, a Diretoria de Ensino e a SEDUC-SP.

O Vice-Diretor é o responsável por atuar na mediação desses conflitos, praticando o princípio da Pedagogia da Presença, utilizando a escuta ativa para auxiliar na busca de soluções e, quando não for possível alcançar o consenso, solicitar ajuda externa.

Também é função do Vice-Diretor auxiliar o PCG na formação da equipe docente quando se tratar da mediação de conflitos, pois os professores também atuam como mediadores dos conflitos que, porventura, ocorram dentro da sala de aula.

 

 

Continuação

 

I - auxiliar o Diretor na coordenação da elaboração do plano de ação;

II - acompanhar e sistematizar o desenvolvimento dos projetos de vida;

III - mediar conflitos no ambiente escolar;

IV - orientar, quando necessário, o aluno, a família ou os responsáveis, quanto à procura de serviços de proteção social;

V - assumir a direção da Escola nos períodos em que o Diretor estiver atuando como agente difusor e multiplicador do modelo pedagógico da Escola;

VI - elaborar o seu programa de ação com os objetivos, metas e resultados de aprendizagem a serem atingidos.

LEI COMPLEMENTAR Nº 1.164, DE 04 DE JANEIRO DE 2012

(Atualizada até a Lei Complementar)


Orientação de Estudo

Orientação   de Estudo Materiais e documentos em:  https://drive.google.com/drive/folders/143HXqFor0j4RiZq6UQSIl2IBEi97h-jX?usp=sharing A ...