Práticas Experimentais
Introdução
https://www.youtube.com/watch?v=oU2S9f_DLQM
Materiais e documentos
https://drive.google.com/drive/folders/1HkFYNCGZvtQSP5ZFkaq0RYUEEjAUuCnK?usp=sharing
Atividades experimentais e laboratórios
A
importância das atividades
experimentais no currículo,
principalmente o de ciências,
têm sido amplamente
reconhecida pelos especialistas
e professores. Atestam estes, que
as aulas experimentais
contribuem para a
melhoria do desempenho
dos estudantes
proporcionando-lhes a oportunidade
de manipular materiais
e equipamentos
especializados no ambiente
de laboratório, comparar,
estabelecer relação, ler e
interpretar gráficos, construir
tabelas dentre outras
habilidades e, desta forma,
construir seu conhecimento
a partir da
investigação com práticas
eficientes.
O
ensino por investigação
é considerado por
diversos pesquisadores como central
no desenvolvimento da
alfabetização científica. No
laboratório, as atividades investigativas podem
contribuir para o
desenvolvimento de competências
e habilidades tais como:
formular hipóteses, elaborar
procedimentos, conduzir
investigações, formular explicações, apresentar e
defender argumentos científicos.
A
disponibilização de ambientes
de laboratório para
os estudantes, em
que se realizam atividades
meramente ilustrativas dos fenômenos estudados
nas aulas teóricas, não
cumpre os objetivos
educacionais do Ensino
Integral. É preciso
que os laboratórios sejam
ambientes férteis de
aprendizado e de
construção de conhecimentos científicos,
e para tanto
há necessidade de
uma metodologia apropriada.
Dentre
os benefícios que
as atividades experimentais
podem proporcionar aos jovens,
destacamos:
·
Despertar o
interesse pelas ciências,
e a motivação
para o estudo;
·
Aprimorar a
capacidade de observação
e registro de
informações;
·
Aprender
a analisar dados
e propor hipóteses;
·
Aprender
conceitos científicos;
·
Detectar erros
conceituais;
·
Compreender
a natureza da ciência
e o papel
do cientista em
uma investigação;
·
Estabelecer relação
entre ciência, tecnologia
e sociedade;
·
Aprimorar habilidades
manipulativas;
·
Desenvolver a capacidade
de trabalhar em
grupos;
·
Desenvolver iniciativa
pessoal e tomada
de decisão;
·
Estimular a
criatividade.
Os
laboratórios destinados às
escolas de ensino
médio e de
ensino fundamental contemplam os
seguintes espaços destinados
a atividades experimentais:
Ensino
Médio
·
Laboratório de
Física, Matemática e
Robótica;
·
Laboratório de
Química e Biologia;
Ensino
Fundamental – Anos
Finais
·
Laboratório
de Ciências Físicas
e Biológicas;
·
Sala Multiuso
- Matemática e
Robótica.
Fonte: Diretrizes do Programa Integral, Escola de Tempo
Integral – Páginas 32 e 33.