HORÁRIO

PRÁTICAS EXPERIMENTAIS

Práticas Experimentais

Introdução

https://www.youtube.com/watch?v=oU2S9f_DLQM


Materiais e documentos 

https://drive.google.com/drive/folders/1HkFYNCGZvtQSP5ZFkaq0RYUEEjAUuCnK?usp=sharing


Atividades  experimentais e  laboratórios

A  importância  das  atividades  experimentais  no  currículo,  principalmente  o  de ciências,  têm  sido  amplamente  reconhecida  pelos  especialistas  e  professores.  Atestam estes,  que  as  aulas  experimentais  contribuem  para  a  melhoria  do  desempenho  dos estudantes  proporcionando-lhes  a  oportunidade  de  manipular  materiais  e equipamentos  especializados  no  ambiente  de  laboratório,  comparar,  estabelecer relação,  ler  e  interpretar  gráficos,  construir  tabelas  dentre  outras  habilidades  e,  desta forma,  construir  seu  conhecimento  a  partir  da  investigação  com  práticas  eficientes.

O  ensino  por  investigação  é  considerado  por  diversos  pesquisadores  como central  no  desenvolvimento  da  alfabetização  científica.  No  laboratório,  as  atividades investigativas  podem  contribuir  para  o  desenvolvimento  de  competências  e habilidades  tais  como:  formular  hipóteses,  elaborar  procedimentos,  conduzir investigações,  formular  explicações, apresentar  e  defender  argumentos  científicos.

A  disponibilização  de  ambientes  de  laboratório  para  os  estudantes,  em  que  se realizam  atividades  meramente  ilustrativas  dos  fenômenos  estudados  nas  aulas teóricas,  não  cumpre  os  objetivos  educacionais  do  Ensino  Integral.  É  preciso  que  os laboratórios  sejam  ambientes  férteis  de  aprendizado  e  de  construção  de conhecimentos  científicos,  e  para  tanto    necessidade  de  uma  metodologia apropriada.  

Dentre  os  benefícios  que  as  atividades  experimentais  podem  proporcionar  aos jovens,  destacamos:

·         Despertar  o  interesse  pelas  ciências,  e  a  motivação  para  o  estudo;

·         Aprimorar  a  capacidade  de  observação  e  registro  de  informações;

·         Aprender a  analisar  dados  e  propor  hipóteses;

·         Aprender conceitos  científicos;

·         Detectar  erros  conceituais;

·         Compreender a natureza  da  ciência  e  o  papel  do  cientista  em  uma  investigação;

·         Estabelecer  relação  entre  ciência,  tecnologia  e  sociedade;

·         Aprimorar  habilidades  manipulativas;

·         Desenvolver  a capacidade  de  trabalhar  em  grupos;

·         Desenvolver  iniciativa  pessoal  e  tomada  de  decisão;

·         Estimular  a  criatividade.

Os  laboratórios  destinados  às  escolas  de  ensino  médio  e  de  ensino  fundamental contemplam  os  seguintes  espaços  destinados  a  atividades  experimentais:  

Ensino  Médio

·         Laboratório  de  Física,  Matemática  e  Robótica;

·         Laboratório  de  Química  e  Biologia;

 

Ensino  Fundamental    Anos  Finais

·           Laboratório  de  Ciências  Físicas  e  Biológicas;

·           Sala Multiuso  -  Matemática  e  Robótica.  


Fonte: Diretrizes do Programa Integral, Escola de Tempo Integral – Páginas 32 e 33.



Orientação de Estudo

Orientação   de Estudo Materiais e documentos em:  https://drive.google.com/drive/folders/143HXqFor0j4RiZq6UQSIl2IBEi97h-jX?usp=sharing A ...