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RESUMO - Documentos do PEI e suas funções

 

Documentos do PEI e suas funções

 

Material de Estudo da semana de 14/02 a 18/02/2022

 

Documentos de responsabilidade do professor

 

PIAF - PLANO INDIVIDUAL DE APRIMORAMENTO E FORMAÇÃO.

É a observação dos pontos de atenção do professor e a construção de ações que levam a desenvolvê-los.

 

Formação Continuada

É o processo contínuo de aprimoramento profissional. Toda equipe escolar precisa estar comprometida com seu autodesenvolvimento e com sua função. Esse processo formativo é monitorado pelo gestor imediato de cada profissional - Diretor, Vice-diretor, Professor Coordenador Geral (PCG), Professor Coordenador de Área (PCA) e Professor -, por meio do acompanhamento das ações previstas no Plano Individual de Aperfeiçoamento e Formação (PIAF). As ações dos profissionais, bem como suas metas, são avaliadas conforme o Modelo de Gestão de Desempenho, próprio do programa (dada a complexidade do assunto, trataremos da Formação Continuada e do Modelo de Gestão em capítulos específicos).   

CADERNO DO GESTOR, MODELO PEDAGÓGICO E DE GESTÃO DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL- Páginas 14 e 15

 

O Plano Individual de Aprimoramento e Formação - PIAF

O Plano Individual de Aprimoramento e Formação (PIAF) é um documento que deve ser elaborado por todos os educadores que atuam no Programa Ensino Integral. O PIAF é um instrumento de planejamento que tem por finalidade orientar os educadores que atuam no programa a desenvolverem um plano de formação continuada com base nas necessidades individuais e específicas de cada um, visando aperfeiçoar seu desempenho profissional com fundamento nas premissas que norteiam o Programa Ensino Integral.

Além de se constituir como uma guia pessoal de formação continuada, esse documento é fundamental para o levantamento das demandas formativas dos profissionais, possibilitando a elaboração do Plano de Formação Continuada da escola. Lembramos que a Formação Continuada tem por objetivo o aprimoramento de cada profissional, bem como o desenvolvimento coletivo dos diversos sujeitos, por meio da socialização dos conhecimentos, saberes e experiências. Dessa forma, o PIAF permite que, nas interações entre os membros da equipe escolar, estejam evidentes quais são as expectativas e os resultados esperados, possibilitando traçar caminhos para o seu alcance.

O PIAF também se constitui num instrumento de cumprimento do Programa de Ação de cada profissional da equipe escolar, uma vez que, para sua elaboração é necessário estabelecer uma relação entre as ações planejadas e o domínio das competências necessárias à sua realização.

Esse plano tem como referência a Avaliação de Desempenho realizada na escola, na qual o profissional é avaliado nas competências do Programa Ensino Integral pelos diversos atores com os quais interage no processo educativo.

O PIAF tem como pressuposto a autogestão de cada educador em sua formação continuada, promovendo o desenvolvimento e o aprimoramento das competências adequadas à sua função no Programa Ensino Integral. Para isso, é fundamental que haja clareza sobre os pontos positivos desenvolvidos por cada profissional e os pontos de melhoria, identificando possíveis lacunas no desenvolvimento das competências. Essas constatações precisam se transformar em evidências que permitam a elaboração do PIAF e o desenvolvimento das ações planejadas, visando, assim, a ampliação e o aperfeiçoamento das competências necessárias aos profissionais para avançarem no desempenho de suas funções.

Este documento deve ser o fruto de uma conversa aberta e franca entre o profissional e seu gestor, no intuito de identificar os pontos positivos e os de melhoria e, a partir deles, elaborar ações para o desenvolvimento ou ampliação das competências que levarão à melhoria no desempenho de suas funções.

Após elaborado o PIAF, o educador e seu gestor imediato devem considerar a realização de reuniões bimestrais para o acompanhamento e a atualização das ações em desenvolvimento. Esse é o momento em que se verifica se as ações planejadas foram realizadas, de que forma e quais foram os resultados alcançados pelo profissional. É importante ressaltar que o PIAF pode ser atualizado, visando maior efetividade no desenvolvimento das competências apontadas.

De acordo com a premissa da Corresponsabilidade, todos os atores da comunidade escolar - alunos, funcionários, familiares dos alunos, gestores e professores - são, em alguma medida, corresponsáveis pelo desenvolvimento de todos, ajudando a identificar seus pontos positivos e de melhoria. Todos devem ser vistos como parceiros, uma vez que o desenvolvimento de cada profissional reflete positivamente sobre todos os sujeitos envolvidos no processo educativo.

Também são corresponsáveis os profissionais ligados ao Programa Ensino Integral na Diretoria de Ensino e na SEDUC-SP. Sua função é analisar os resultados consolidados do desempenho dos profissionais e definir ações prioritárias de formação para todos os profissionais que atuam no programa.

É importante ressaltar que, para garantir que as ações do Programa Ensino Integral resultem em efetiva ampliação da qualidade de ensino ofertada aos estudantes, é indispensável o monitoramento contínuo dos resultados alcançados pela equipe escolar em cada função que faz parte dessa engrenagem.

 

Objetivos do PIAF

● Promover a reflexão acerca do potencial de construção e desenvolvimento de competências próprias a cada profissional que atua no Programa Ensino Integral.

● Orientar os profissionais do programa para a elaboração e execução de planos individuais de aprimoramento de desempenho, visando o desenvolvimento das competências necessárias à realização de suas atribuições.

● Monitorar o desempenho dos profissionais que atuam no Programa Ensino Integral, a fim de indicar objetivamente as expectativas e resultados esperados.

● Possibilitar a autogestão de cada educador em sua formação continuada, promovendo o aprimoramento e a construção das competências necessárias à sua atuação no Programa Ensino Integral.

● Contribuir para o desempenho dos profissionais na Avaliação de Desempenho (Avaliação 360° e Avaliação de Resultado).

 

Elaboração do PIAF

● Professores ingressantes: orientados pelo PCA e PCG, analisam as premissas do PEI e suas competências. Após reflexão conjunta com seu gestor, o professor, escolherá duas competências para aprimorar conhecimentos e ampliar seu campo de atuação no PEI. Assessorado pelo gestor imediato, o professor ingressante elaborará o PIAF inicial, registrando as ações para ampliar seu domínio sobre as competências que selecionou. O PIAF será monitorado para acompanhar o desenvolvimento profissional do professor e seus rumos serão corrigidos sempre que necessário na busca de melhoria da qualidade de ensino oferecida aos

estudantes.

● Diretor, Vice-diretor, PCG, PCA ingressantes: os PIAF iniciais serão elaborados individualmente por cada um dos membros da equipe escolar em conformidade às suas atribuições prioritárias previstas no Mapa de Competências. Após análise das premissas do PEI e suas competências, serão escolhidas duas competências como foco de estudos. Os diretores, vice-diretores, PCG e PCA serão acompanhados e monitorados por seus gestores imediatos.

● Professores em continuidade no programa: após participar da Avaliação de Desempenho, cada professor elaborará seu PIAF dando ênfase ao estudo de duas das competências que foram a ele indicadas como fragilidades a serem superadas.

No PIAF, o professor registrará as ações para ampliar seu domínio sobre as competências consideradas frágeis em seu desempenho, sendo monitorado e acompanhado na aplicação desse plano pelo gestor imediato, para as devidas correções de rumos que se fizerem necessárias.

● Diretor, Vice-diretor, PCG, PCA em continuidade: após a participação na Avaliação de Desempenho, elaborarão seus PIAF, definindo duas das competências previstas no Mapa de Competências, com base nas fragilidades a eles indicadas por seus gestores imediatos, sendo monitorados, conforme alinhamento, em sua evolução.   

CADERNO DO GESTOR, MODELO PEDAGÓGICO E DE GESTÃO DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL- PÁGINAS 45 A 48

Vídeos explicativos:

https://www.youtube.com/watch?v=F_OlMdLQR5s

https://www.youtube.com/watch?v=TmXdZNjEBGc

 

PROGRAMA DE AÇÃO

O programa de ação está baseado no plano de ação da escola. Neste documento o professor planeja todas as ações que serão desenvolvidas durante o ano letivo; projetos e práticas.

 

Programa de Ação

O Programa de Ação é um documento elaborado anualmente, de forma individual, por cada profissional que atua nas escolas do Programa Ensino Integral, exceto os funcionários com funções exclusivamente administrativas. O objetivo desse documento é colaborar para que as ações planejadas no Plano de Ação sejam desenvolvidas com sucesso, de modo a melhorar a qualidade do ensino oferecido aos estudantes. A elaboração do Programa de Ação deve partir da prática da reflexão, para que depois seja feito o registro e a operacionalização de meios e processos. Nele, ficam registradas as responsabilidades específicas de cada profissional, de acordo com suas funções e atribuições, e a corresponsabilidade de todos com o cumprimento dos objetivos e das metas definidas no Plano de Ação e nos alinhamentos vertical e horizontal. O Programa de Ação pode ser revisto sempre que for necessário e deve conter as seguintes informações:

● Principais atribuições da função, de acordo com as determinações estabelecidas na Lei Complementar no 1.164, de 4 de janeiro de 2012, alterada pela Lei Complementar n° 1.191, de 28 de dezembro de 2012;

● Competências gerais necessárias para desempenhar suas atribuições, de acordo com as necessidades apontadas no Plano de Ação e com o Mapa de Competências do Programa Ensino Integral;

● Prioridades, causas, resultados esperados e descrição da(s) ação(ões) segundo a função, tendo como parâmetro o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (IDESP) do ano anterior;

● Descrição das ações pedagógicas correspondentes às premissas do Programa Ensino Integral (Protagonismo, Formação Continuada, Corresponsabilidade, Excelência em Gestão e Replicabilidade).

CADERNO DO GESTOR, MODELO PEDAGÓGICO E DE GESTÃO DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL- PÁGINA 33

Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=KisqOlF_jkI

 

PLANO DE ENSINO - PLANO SEMESTRAL

É a divisão do plano de ensino anual que está partido em dois semestres. Este documento tem como base o currículo paulista.

 

GUIA DE APRENDIZAGEM

O guia é a divisão do plano semestral por meses. Esse documento é de acesso aos alunos e deverá ser fixado na sala de aula.

 

Guias de Aprendizagem

É um documento elaborado bimestralmente pelos professores e que organiza os objetos de conhecimento, as competências, as habilidades e as atividades a serem desenvolvidas em cada um dos componentes curriculares; é um desdobramento do Plano de Ensino dos professores, mas não o substitui. Os Guias de Aprendizagem são divulgados para toda a comunidade escolar e permitem que os estudantes acompanhem seu processo de aprendizagem ao longo do ano letivo, estimulando, assim, a prática da Corresponsabilidade e do Protagonismo Juvenil; permitem também à comunidade escolar, principalmente às famílias dos estudantes, a ciência e o acompanhamento das habilidades trabalhadas em cada componente curricular.

O Guia de Aprendizagem deve conter: justificativa sobre o percurso de aprendizagem do bimestre, objetivos, objetos de conhecimento do componente curricular, as competências socioemocionais, as habilidades a serem desenvolvidas e os temas transversais2 que serão trabalhados no bimestre. As atividades propostas aos estudantes podem ser autodidáticas (como, por exemplo, pesquisas individuais e resolução de atividades), didático-cooperativas (leitura compartilhada, atividades em grupo, construção de painel colaborativo, roda de conversa, entre outras) e/ou atividades complementares (realização de experimentos, retomada de conceitos, ampliação dos temas por meio de pesquisa, entre outras), permitindo, dessa maneira, o atendimento às necessidades individuais e coletivas. Esse documento deve conter também os valores a serem trabalhados, os critérios de avaliação utilizados no bimestre e as referências de fontes e pesquisa, tanto para o professor quanto para o estudante.

CADERNO DO GESTOR, MODELO PEDAGÓGICO E DE GESTÃO DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL- PÁGINAS 34

Vídeos:

https://www.youtube.com/watch?v=Y6gSQfp5Kdc

 

EMENTA DA ELETIVA

É a descrição e o planejamento da eletiva.

As Eletivas são propostas e elaboradas pelos professores a partir dos projetos de vida dos estudantes, considerando a relevância do tema e a possibilidade de ampliação, diversificação e aprofundamento nos componentes da Base Nacional Comum Curricular.

Nas escolas do Programa Ensino Integral, as Eletivas podem ser oferecidas por dois ou mais professores, preferencialmente de áreas do conhecimento diferentes; já nas escolas de tempo parcial, as Eletivas são ministradas por um professor. Os estudantes podem escolher qual Eletiva que desejam cursar a cada semestre, exercitando assim, a autonomia e o protagonismo. Para a realização das Eletivas, é desejável que ocorra a reenturmação dos estudantes, considerando os seguintes agrupamentos: 6° e 7° anos, 8° e 9° anos e todas as séries do Ensino Médio. Ao longo do semestre, o estudante é acompanhado pelo professor, que monitora sua participação nas atividades propostas. Ao final do semestre, é necessário que cada Eletiva tenha uma culminância, ou seja, um produto final a ser compartilhado com a comunidade escolar.

        CADERNO DO GESTOR, MODELO PEDAGÓGICO E DE GESTÃO DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL- Página 19

Vídeo:

Etapas para elaborar uma Eletiva

https://www.youtube.com/watch?v=mR6DMjw8YUM

 

AGENDA SEMANAL

Documento que descreve todas as ações do professor durante a semana.

 

AGENDA INDIVIDUAL

Este documento deve ser elaborado individualmente, com frequência mensal, pelos seguintes profissionais: Diretor, Vice-Diretor, Professor Coordenador Geral, Professor Coordenador de Área e demais professores; além disso, cada estudante também deve elaborar sua Agenda Individual. De acordo com as funções e atribuições de cada um, este documento deve conter: as datas e horários das aulas, das horas de estudo, da Tutoria, do Nivelamento, do Clube Juvenil, das Eletivas, dos alinhamentos e outras atividades desenvolvidas na escola.

CADERNO DO GESTOR, MODELO PEDAGÓGICO E DE GESTÃO DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL- Página 35

 

CADERNO DE TUTORIA

Documento de registro do professor nos atendimentos da tutoria.

Ficha de tutoria

 

 

 

Tutoria

A Tutoria é uma das metodologias que integram o Programa Ensino Integral. Através ela, colocamos em prática a Pedagogia da Presença e o Protagonismo Juvenil. A Tutoria tem por finalidade atender os estudantes nas suas diferentes necessidades e expectativas e promover o acompanhamento integrado das demais metodologias desenvolvidas na escola. A Pedagogia da Presença deve ser o princípio norteador para o professor na prática da tutoria, pois é essencial que o tutor seja uma referência e se faça presente na vida do estudante em todos os espaços e tempos escolares. O tutor deve acompanhar sistematicamente o estudante e estimular seu aprimoramento pessoal e educacional, visando a melhoria do seu desempenho escolar e o desenvolvimento do seu projeto de vida.

CADERNO DO GESTOR, MODELO PEDAGÓGICO E DE GESTÃO DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL- Página 22

 

Consulta:

https://www.youtube.com/watch?v=zLNmAo5gjuA

 

Documentos de responsabilidade da gestão

 

AGENDA DA ESCOLA

A Agenda da Escola é elaborada mensalmente pelo Diretor e divulgada para toda a comunidade escolar. Esse documento define o cronograma das atividades que serão desenvolvidas na escola e deve estar em conformidade com o calendário regional da Diretoria de Ensino e com o calendário oficial da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. A Agenda da Escola permite uma melhor organização do trabalho pedagógico e facilita o acompanhamento das atividades desenvolvidas na escola.

CADERNO DO GESTOR, MODELO PEDAGÓGICO E DE GESTÃO DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL- Página 35

 

AGENDA INDIVIDUAL

Este documento deve ser elaborado individualmente, com frequência mensal, pelos seguintes profissionais: Diretor, Vice-Diretor, Professor Coordenador Geral, Professor Coordenador de Área e demais professores; além disso, cada estudante também deve elaborar sua Agenda Individual. De acordo com as funções e atribuições de cada um, este documento deve conter: as datas e horários das aulas, das horas de estudo, da Tutoria, do Nivelamento, do Clube Juvenil, das Eletivas, dos alinhamentos e outras atividades desenvolvidas na escola.

CADERNO DO GESTOR, MODELO PEDAGÓGICO E DE GESTÃO DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL- Página 35

 

PAN

É o plano de nivelamento da escola.

 

 

PLANO DE AÇÃO

Verificação das dificuldades encontradas nas avaliações externas que deverão ser ajustadas para   melhorar o nível do ensino.

 

Plano de Ação

O Plano de Ação é um documento democrático e participativo, elaborado anualmente e de forma coletiva por toda a comunidade escolar sob a coordenação do Diretor e com a   cooperação do Supervisor de Ensino. Esse documento é uma ferramenta de planejamento

e monitoramento das ações desenvolvidas na escola, cujo objetivo é promover a eficácia

do trabalho pedagógico, garantindo a melhoria da qualidade do ensino oferecido nas escolas do Programa Ensino Integral.

Para auxiliar na elaboração do Plano de Ação, a SEDUC-SP disponibiliza, na Secretaria Escolar Digital (SED), a ferramenta do Método de Melhoria de Resultados (MMR). Essa ferramenta auxilia na identificação da causa raiz dos pontos de atenção a serem considerados no Plano de Ação. Por meio do MMR, é possível planejar as intervenções que serão realizadas de forma intencional, objetiva, organizada e pautada nas evidências. Para tal, é necessário definir os responsáveis pelas ações de cada etapa, a previsão de início e fim das ações, o registro das alterações de datas e prazos que possam ocorrer durante o processo e estimar qual o impacto que se espera com as ações planejadas.

Portanto, no Plano de Ação são registradas as prioridades, as metas, os indicadores que serão utilizados na aferição dos resultados, os prazos e as estratégias a serem adotadas pela escola, visando sempre a educação integral dos estudantes. Esse documento pode e deve ser revisto sempre que necessário.

CADERNO DO GESTOR, MODELO PEDAGÓGICO E DE GESTÃO DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL- PÁGINAS 32 A 33

 

GESTÃO INTEGRADA (ANTIGO MMR)

Programa que investiga a raiz do problema do ensino na unidade escola identificando a habilidade deficitária.

 

COMPONENTES

 

Protagonismo Juvenil

O Protagonismo Juvenil também é um componente da Parte Diversificada específico do currículo dos Anos Finais do Ensino Fundamental nas escolas do Programa Ensino Integral. O objetivo das aulas desse componente é estimular o desenvolvimento de habilidades e competências que permitirão ao estudante sua formação como cidadãos autônomos, solidários e competentes. Nas aulas de Protagonismo Juvenil, o estudante é estimulado a participar das atividades com autonomia, inserindo-o, assim, no centro do processo educativo. A participação construtiva do jovem possibilitará que ele tome decisões de forma consciente e responsável, com melhores condições para o enfrentamento de situações-problema, contribuindo, assim, para o desenvolvimento do seu projeto de vida.

CADERNO DO GESTOR, MODELO PEDAGÓGICO E DE GESTÃO DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL- PÁGINA 20

Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=W4NmEUKGLFQ

 

Orientação de Estudos

A Orientação de Estudos é um componente da Parte Diversificada do currículo do Programa Ensino Integral. O objetivo é que o estudante aprenda a estudar. Isso significa aprender a organizar um plano de trabalho e desenvolver técnicas e estratégias de estudo com foco nas habilidades que permeiam a competência leitora e escritora, como por exemplo, aprender a localizar informações em um texto, elaborar sínteses, resumos e resenhas, organizar fichamentos, realizar pesquisas e outras técnicas de estudo. É importante ressaltar que a aula de Orientação de Estudos não é um momento para realizar tarefas, atividades ou trabalhos dos demais componentes curriculares. Entretanto, uma parte das aulas de Orientação de Estudos podem ser utilizadas para a realização do Nivelamento.

CADERNO DO GESTOR, MODELO PEDAGÓGICO E DE GESTÃO DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL- PÁGINA 21

Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=--lCY1PIjy8

https://www.youtube.com/watch?v=GSPP-Oa6FpM

 

Nivelamento

O Nivelamento é uma ação pedagógica emergencial específica do Programa Ensino Integral. O objetivo desta ação é promover a consolidação das habilidades não desenvolvidas nos anos anteriores ao do ano/série em curso. O Nivelamento proporciona ao estudante o apoio para a superação de suas defasagens, possibilitando o pleno acompanhamento do currículo do ano/série em curso. É interessante destacar que o Nivelamento não é o mesmo que a recuperação contínua, tendo em vista que o Nivelamento é uma ação pedagógica direcionada às habilidades em defasagem de anos/séries anteriores e que a recuperação contínua é uma ação pedagógica direcionada às habilidades em defasagem do ano letivo em curso. Inclusive, ambas as ações podem ocorrer de forma concomitante, caso seja necessário.

Para as ações de Nivelamento, recomenda-se o uso de estratégias diferenciadas como: agrupamentos de estudantes por habilidade a desenvolver, por dificuldade, monitoria, entre outras. Parte das aulas de Orientação de Estudos podem ser utilizadas para as ações de Nivelamento.

Os responsáveis por diagnosticar, planejar, executar, monitorar e avaliar as ações de Nivelamento são os professores de Língua Portuguesa e Matemática, em seus respectivos componentes, entretanto todos os demais professores são corresponsáveis pelo processo. O Professor Coordenador Geral (PCG) é responsável pelo acompanhamento de todas as ações pedagógicas de Nivelamento.

CADERNO DO GESTOR, MODELO PEDAGÓGICO E DE GESTÃO DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL- PÁGINA 21

Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=TnUGC7HIIxg

 

Clubes Juvenis

Os Clubes Juvenis constituem um espaço privilegiado para a prática do protagonismo juvenil nas escolas do Programa Ensino Integral. Os estudantes, por meio do Clube Juvenil, adquirem vivências, práticas e experiências sobre a vida. Eles se tornam sujeitos de suas escolhas, montando os Clubes a partir de seus interesses e, por meio de sua atuação nos clubes desenvolvem competências e habilidades que permeiam o comportamento protagonista, como: autogestão, autonomia, iniciativa, auto organização, autoconfiança e determinação. Os gestores, diretor e vice-diretor, são responsáveis por formar os estudantes, apoiar a criação dos Clubes e monitorar constantemente as ações realizadas até a avaliação dos resultados previstos no Plano de Ação de cada Clube Juvenil da escola. Cada clube possui presidente e vice-presidente; ambos são os responsáveis pela gestão e funcionamento do seu Clube, por meio da execução do Plano de Ação do Clube Juvenil, no qual estão registrados os objetivos, as metas e as estratégias do clube. Os gestores aplicam o método PDCA nas atividades de todos os clubes; as metas não atingidas são reavaliadas e as boas práticas são compartilhadas com todos os presidentes de clube.

CADERNO DO GESTOR, MODELO PEDAGÓGICO E DE GESTÃO DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL- PÁGINA 22

Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=6PYhX6mJ76U

 

Líderes de Turma

Líder de turma é o estudante eleito pelos colegas para representá-los junto à equipe escolar, principalmente junto à equipe gestora da escola, durante o ano letivo. O líder de turma, orientado pelo diretor da escola, é responsável por ouvir os interesses e necessidades de sua turma, fazendo com que essas ideias cheguem à equipe escolar ou diretamente à direção e por estimular a participação dos colegas nas ações e decisões da escola. O líder de turma também é uma figura fundamental nos conselhos participativos em que atua junto aos seus colegas, estimulando-os a agirem como protagonistas de sua aprendizagem e buscando um maior comprometimento da turma com os estudos.

A liderança de turma permite a prática do protagonismo e o desenvolvimento de cinco macrocompetências socioemocionais: resiliência emocional, engajamento com os outros, autogestão, amabilidade e abertura ao novo. Para que haja uma efetiva participação e comprometimento dos estudantes nas ações e decisões da escola e para que possam exercer o Protagonismo Juvenil, a rotina escolar deve ser organizada de uma maneira que possibilite a realização de reuniões periódicas dos líderes de turma com a equipe gestora. Desse modo, espera-se que a equipe gestora, a partir do ideal de gestão democrática, atue de forma a facilitar o contato entre os estudantes e entre eles e seus professores e gestores, contribuindo, assim, para a criação de um ambiente escolar democrático e participativo.

Esses são os componentes curriculares da Parte Diversificada e as metodologias e práticas pedagógicas específicas do Programa Ensino Integral que viabilizam a formação integral do estudante nas escolas participantes do programa.

CADERNO DO GESTOR, MODELO PEDAGÓGICO E DE GESTÃO DO PROGRAMA ENSINO INTEGRAL- PÁGINA 24

Vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=dytxhCJAV3A

 

 

Orientação de Estudo

Orientação   de Estudo Materiais e documentos em:  https://drive.google.com/drive/folders/143HXqFor0j4RiZq6UQSIl2IBEi97h-jX?usp=sharing A ...