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sábado, 29 de janeiro de 2022

Projeto de Vida

 Projeto  de Vida 

    Uma  das  principais  funções  sociais  da  escola  é  acolher  os  jovens  que  nela  estão ingressando,  dando  a  eles  condições  de  não  apenas  preservar  as  realizações  do passado  e  do  presente,  mas,  principalmente,  partindo  do  existente,  aprimorá-lo.  Há uma  relação  necessária  entre  os  sonhos  e  as  realizações  humanas  com  a responsabilidade  de  se  evitar,  com  as  ações  educativas,  que  jovens  de  toda  uma geração  percam  a  capacidade  de  sonhar. 

    Há  uma  tendência  a  se  pensar  a  educação  com  foco  muito  acentuado  nas exigências  do  mercado  de  trabalho.  É  compreensível  que  as  exigências  do  cotidiano sejam  priorizadas.  Porém,  isso  leva  a  um  enfraquecimento  da  noção  de  educação integral,  em  face  de  uma  mentalidade  utilitária.  Neste  contexto,  habilidades  básicas como  a  de  leitura  e  raciocínio  já  não  são  vistas,  por  muitos,  como  atributos  humanos essenciais,  mas  sim  como  exigências  que  o  mercado  de  trabalho  coloca  a  alguns profissionais  específicos.   

    Um  dos  aspectos  preocupantes  da  situação  atual  da  educação  está  no  nível  de expectativa  que  os  jovens  têm  em  relação  a  si  mesmos.  Muitos  deles  percebem  que para  ter  chances  de  realizar  seus  sonhos  precisam  possuir  aptidões  que  dependem  de uma  formação  adequada  desde  o  início  da  vida  escolar.   

    O Programa  Ensino  Integral  foi  proposto  de  modo  a  fazer  frente  a  essa  situação. O  Projeto  de  Vida  é  um  meio  de  motivar  os  alunos  a  fazerem  bom  uso  dessas oportunidades  educativas.  Aos  educadores  cabe  a  tarefa  de  apoiar  o  projeto  de  vida de  seus  alunos  e  garantir  a  qualidade  dessas  ações.  No  entanto,  cabe  também  aos alunos  a  corresponsabilidade  no  seu  desenvolvimento,  já  que  são  os  interessados diretos.  

    O  Projeto  de  Vida  é  o  foco  para  o  qual  devem  convergir  todas  as  ações educativas  do  projeto  escolar,  sendo  construído  a  partir  do  provimento  da  excelência acadêmica,  da  formação  para  valores  e  da  formação  para  o  mundo  do  trabalho.  O Modelo  Pedagógico  é  constituído  para  assegurar  a  construção  do  Projeto  de  Vida. 

    Desse  modo,  sendo  uma  prioridade  no  Modelo  Pedagógico,  o  Projeto  de  Vida  é um  esforço  concentrado  para  atingir  um  determinado  fim.  Esse  esforço  se  desdobra em  diversas  atividades  e  pressupõe  a  definição  de  objetivos,  de  um  plano  para alcançá-los  e  de  suas  respectivas  ações.  Cada  aluno  deve  materializar  seu  projeto  de vida  em  um  documento  escrito  a  ser  constantemente  revisado,  tendo  um  professor responsável  que  assume  a  tarefa  de  orientá-lo,  tanto  na  construção  inicial  quanto  no seu  constante  aprimoramento.   

    A  aquisição  das  aprendizagens  oferecidas  pela  escola  ao  jovem  é  um  elemento fundamental  para  a  construção  do  Projeto  de  Vida. 

    Parte-se,  aqui,  da  constatação  de  que  não  basta  que  a  escola  ofereça  boas aulas,  é  igualmente  necessário  que  haja  interesse  por  parte  dos  jovens  em  participar ativamente  do  processo  ensino  e  de  sua  aprendizagem.  Esse  interesse  recebe  um importante  reforço  quando  o  jovem  possui  um  projeto,  um  objetivo,  um  desejo direcionado,  bem  como  a  consciência  de  que  a  realização  de  seus  sonhos  depende daquilo  que  ele  puder  aprimorar  de  si  mesmo,  com  a  escola.  Assim,  cabe  à  escola oferecer  recursos  para  que  os  jovens  consigam  atingir  seu  objetivo  final.  O  aluno,  ao querer  o  fim  (seu  projeto  de  vida,  a  realização  dos  seus  sonhos),  passa  a  querer  os meios  (as  atividades  escolares). 

    Ao  ingressar  no  Programa  Ensino  Integral  o  aluno  passa  por  uma  atividade denominada  Acolhimento,  onde  são  recepcionados  por  jovens  que  já  passaram  pela experiência  pedagógica  nessas  escolas.  Durante  o  Acolhimento,  os  alunos  recebem  as primeiras  orientações  acerca  dos  fundamentos  e  princípios  do  Ensino  Integral  e,  por meio  de  dinâmicas  de  grupo  são  levados  a  refletir  sobre  o  que  esperam  da  vida,  e  ao final  dessa  atividade  cada  aluno  será  capaz  de  escrever  um  primeiro  rascunho  de  seu Projeto  de  Vida,  isto  é,  colocar  no  papel  quais  são  seus  sonhos,  bem  como  o  que precisam  fazer  para  que  eles  se  tornem  realidade.  Isso  marca  o  início  de  um  processo colaborativo  entre  o  aluno  e  a  escola. 

    Os  educadores  que  atuam  nas  Escolas  de  Ensino  Integral  incentivam  cada  aluno a  sonhar  e  a  fazer  o  esforço  necessário  para  realizar  seus  sonhos.  Há  uma  plena  ciência  de  que  ao  lado  desse  incentivo  a  escola  deve  oferecer  apoio  para  que  seus  alunos tenham  possibilidades  reais  de  atingir  seus  anseios.  Um  dos  apoios  é  identificar  o  nível de  conhecimento  e  as  habilidades  de  seus  alunos.  Para  tanto,  a  Escola  de  Ensino Integral  prevê  avaliações  diagnósticas,  que  visam  aferir  a  existência  de  lacunas  na formação  pregressa  de  cada  aluno,  de  forma  individualizada  e  localizada.  Tão  logo  são identificadas  as  habilidades  e  competências  que  cada  aluno  deveria  ter  em  relação  ao esperado  para  o  seu  ano/série,  inicia-se  um  processo  de  recuperação  denominado nivelamento.  Neste  processo  a  escola  será  capaz  de  apoiar  seus  alunos  na  realização de  seus  sonhos,  posto  que  iniciada  elaboração  do  Projeto  de  Vida,  rapidamente  os alunos  percebem  a  relação  que  as  atividades  escolares  têm  com  os  seus  sonhos.  O Projeto  de  Vida  sela  uma  parceria  entre  cada  aluno  e  a  escola.  O  anseio  de  cada  aluno passa  a  ser  a  meta  também  da  escola  e  de  cada  membro  da  equipe  escolar. 

    No  intuito  de  contemplar  o  mais  amplo  leque  possível  de  projetos  de  vida,  o Programa  do  Ensino  Integral,  dentre  outros  recursos,  prevê  aulas  em  espaços investigativos,  bem  como  a  oferta  de  disciplinas  eletivas,  que  devem  ser  elaboradas contemplando  os  projetos  de  vida  dos  alunos. 

    As  orientações  sobre  o  Projeto  de  Vida  têm  por  objetivo  auxiliar  os  alunos  em sua  construção.  Para  tanto,  o  principal  desafio  é  a  escolha  adequada  pelos  alunos  dos seus  objetivos.  Afinal,  pouco  adianta  que  um  projeto  seja  bem  executado  e  obtenha êxito  se  o  objetivo  escolhido  e  alcançado  não  for  algo  realmente  desejável.   

    Visando  fazer  com  que  os  objetivos  sejam  corretamente  definidos  pelos  alunos, uma  parte  considerável  das  orientações  para  o  Projeto  de  Vida  é  dedicada  à construção  de  uma  visão  articulada  deles  próprios  e  do  mundo,  capaz  de  dar sustentação  às  suas  escolhas  existenciais  e  sociais.  Além  de  auxiliar  os  alunos  na escolha  de  seu  projeto  de  vida,  as  orientações  ainda  se  propõem  a  fornecer  noções suficientes  de  gerenciamento  de  projetos  para  que  os  mesmos  possam  organizar adequadamente  os  seus  estudos. 

    O  Modelo  Pedagógico  do  Ensino  Integral  prevê  na  parte  diversificada  a existência  da  disciplina  Projeto  de  Vida,  contemplada  tanto  no  Ensino  Fundamental- 20 Anos  Finais  como  no  Ensino  Médio.  A  atividade  de  criação  de  um  projeto  de  vida propriamente  dito,  englobando  opções  pessoais  e  profissionais  determinantes  do futuro  do  aluno  em  sua  vida  adulta  estão  concentradas  no  ensino  médio.  No  Ensino Fundamental  –  Anos  Finais  a  ênfase  está  na  constituição  de  uma  base  sólida  de conhecimentos  e  valores  que  permitam  ao  jovem  a  tomada  de  decisões  que  garantam a  continuidade  de  seus  estudos. 

    Em  ambos  os  níveis,  observado  o  grau  de  profundidade  adequado  para  a  faixa etária,  há  a  previsão  de  atividades  de  autoconhecimento,  aprendizado  de  técnicas  de gestão  de  projetos  e  elaboração  de  visão  de  mundo.  As  aulas  de  Projeto  de  Vida asseguram  as  condições  para  suas  decisões.  No  Ensino  Médio,  dependendo  da  opção   o  aluno  terá  possibilidade  de  frequentar  aulas  de  Preparação  Acadêmica,  que  são preparatórias  para  os  exames  seletivos  de  Instituições  de  Ensino  Superior  e  de  outro,  e para  atender  aqueles  que  pretendem  ingressar  imediatamente  no  mundo  do  trabalho, há  o  oferecimento  de  aulas  de  Introdução  ao  Mundo  do  Trabalho.


Fonte: Diretrizes do Programa Integral, Escola de Tempo Integral – Páginas 18 a 21.   

Orientação de Estudo

Orientação   de Estudo Materiais e documentos em:  https://drive.google.com/drive/folders/143HXqFor0j4RiZq6UQSIl2IBEi97h-jX?usp=sharing A ...