Disciplinas eletivas
A
Lei de Diretrizes
e Bases da
Educação Nacional, no
seu artigo 26,
propõe ao currículo uma
Parte Diversificada que
fornece diretrizes para a concepção
das Disciplinas Eletivas no
Ensino Integral. Os
Parâmetros Curriculares Nacionais do
Ensino Médio (1999) estabelecem
para a escola,
em cumprimento ao
seu papel primordial,
pensar num currículo como
instrumentação da cidadania
democrática, contemplando conteúdos
e estratégias de
aprendizagem que capacitem
o ser humano
em três domínios: a
vida em sociedade,
a atividade produtiva
e a experiência
subjetiva, sustentados por diretrizes
gerais orientadoras pelos
quatro pilares da
educação da UNESCO, Aprender
a Conhecer, Aprender
a Fazer, Aprender
a Conviver e
Aprender a Ser.
As
Disciplinas Eletivas são um
dos componentes da
Parte Diversificada e,
devem promover o enriquecimento, a
ampliação e a
diversificação de conteúdos,
temas ou áreas do
Núcleo Comum. Considera
a interdisciplinaridade enquanto
eixo metodológico para buscar
a relação entre
os temas explorados,
respeitando as especificidades das
distintas áreas de
conhecimento.
Dentro
do currículo do
Ensino Integral as
disciplinas eletivas ocupam
um lugar central no
que tange à
diversificação das experiências
escolares, oferecendo um espaço
privilegiado para a
experimentação, a interdisciplinaridade e o
aprofundamento dos estudos.
Por meio delas
é possível propiciar
o desenvolvimento das diferentes
linguagens, plástica, verbal,
matemática, gráfica e
corporal, além de proporcionar a
expressão e comunicação
de ideias e
a interpretação e
a fruição de produções
culturais.
Desta
forma, os alunos
participam da construção
do seu próprio
currículo; da ampliação, da
diversificação de conceitos,
procedimentos ou temáticas
de uma disciplina ou
área de conhecimento
que não são
garantidas no espaço
cotidiano disciplinar; o desenvolvimento de
projetos de acordo
com os seus
interesses relacionados aos seus
Projetos de Vida
e/ou da comunidade
a que pertencem;
o favorecimento da preparação
para a futura
aquisição de capacidades
específicas e de gestão
para o mundo
do trabalho, dentre
outras.
As
Disciplinas Eletivas, de
organização semestral, são
propostas e elaboradas por grupos
de ao menos
dois professores de
disciplinas distintas. O tema é
de livre escolha professores,
desde que se
trate de um
assunto relevante e
que seja abordado de
modo a aprofundar
os conteúdos da
Base Nacional Comum.
A
cada semestre a
escola deve oferecer
aos alunos um
conjunto de opções
de disciplinas eletivas. Cabe
a cada grupo
de professores responsáveis
por uma eletiva fazer
um plano de
trabalho, a ser
explicitado por meio
de uma ementa.
A publicação das ementas
permite aos alunos
escolherem de forma
consciente a eletiva
que desejam cursar.
As
eletivas devem ser
planejadas de modo
a culminar com
a realização de um
produto ou evento
a ser apresentado
para toda a
escola.
Tendo
em vista o
incentivo à convivência
e à troca de
experiências, as eletivas têm
por princípio a
integração de alunos
dos diversos anos/séries.
No ensino fundamental podem
ser agrupados alunos
do 6º e
7º anos e do 8º
e 9º anos.
No ensino médio podem
ser agrupados alunos
das três séries.
Para assegurar essa
participação na organização do
horário escolar as
eletivas devem ser
oferecidas todas no
mesmo horário.
Fonte:
Diretrizes do Programa Integral, Escola de Tempo Integral – Páginas 28 a 30.