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sábado, 29 de janeiro de 2022

Eletivas

 Disciplinas  eletivas

A  Lei  de  Diretrizes  e  Bases  da  Educação  Nacional,  no  seu  artigo  26,  propõe  ao  currículo uma  Parte  Diversificada  que  fornece  diretrizes  para  a  concepção  das  Disciplinas Eletivas  no  Ensino  Integral.  Os  Parâmetros  Curriculares  Nacionais  do  Ensino  Médio (1999)  estabelecem  para  a  escola,  em  cumprimento  ao  seu  papel  primordial,  pensar num  currículo  como  instrumentação  da  cidadania  democrática,  contemplando  conteúdos  e  estratégias  de  aprendizagem  que  capacitem  o  ser  humano  em  três domínios:  a  vida  em  sociedade,  a  atividade  produtiva  e  a  experiência  subjetiva, sustentados  por  diretrizes  gerais  orientadoras  pelos  quatro  pilares  da  educação  da UNESCO,  Aprender  a  Conhecer,  Aprender  a  Fazer,  Aprender  a  Conviver  e  Aprender  a Ser.  

As  Disciplinas  Eletivas são  um  dos  componentes  da  Parte  Diversificada  e,  devem promover  o  enriquecimento,  a  ampliação  e  a  diversificação  de  conteúdos,  temas  ou áreas  do  Núcleo  Comum.  Considera  a  interdisciplinaridade  enquanto  eixo metodológico  para  buscar  a  relação  entre  os  temas  explorados,  respeitando  as especificidades  das  distintas  áreas  de  conhecimento.

 Dentro  do  currículo  do  Ensino  Integral  as  disciplinas  eletivas  ocupam  um  lugar central  no  que  tange  à  diversificação  das  experiências  escolares,  oferecendo  um espaço  privilegiado  para  a  experimentação,  a  interdisciplinaridade  e  o aprofundamento  dos  estudos.  Por  meio  delas  é  possível  propiciar  o  desenvolvimento das  diferentes  linguagens,  plástica,  verbal,  matemática,  gráfica  e  corporal,  além  de proporcionar  a  expressão  e  comunicação  de  ideias  e  a  interpretação  e  a  fruição  de produções  culturais.

Desta  forma,  os  alunos  participam  da  construção  do  seu  próprio  currículo;  da ampliação,  da  diversificação  de  conceitos,  procedimentos  ou  temáticas  de  uma disciplina  ou  área  de  conhecimento  que  não  são  garantidas  no  espaço  cotidiano disciplinar;  o  desenvolvimento  de  projetos  de  acordo  com  os  seus  interesses relacionados  aos  seus  Projetos  de  Vida  e/ou  da  comunidade  a  que  pertencem;  o favorecimento  da  preparação  para  a  futura  aquisição  de  capacidades  específicas  e  de gestão  para  o  mundo  do  trabalho,  dentre  outras.

As  Disciplinas  Eletivas,  de  organização  semestral,  são  propostas  e  elaboradas por  grupos  de  ao  menos  dois  professores  de  disciplinas  distintas.  O  tema  é  de  livre escolha  professores,  desde  que  se  trate  de  um  assunto  relevante  e  que  seja  abordado de  modo  a  aprofundar  os  conteúdos  da  Base  Nacional  Comum.  

 A  cada  semestre  a  escola  deve  oferecer  aos  alunos  um  conjunto  de  opções  de disciplinas  eletivas.  Cabe  a  cada  grupo  de  professores  responsáveis  por  uma  eletiva fazer  um  plano  de  trabalho,  a  ser  explicitado  por  meio  de  uma  ementa.  A  publicação das  ementas  permite  aos  alunos  escolherem  de  forma  consciente  a  eletiva  que desejam  cursar.  

As  eletivas  devem  ser  planejadas  de  modo  a  culminar  com  a  realização  de  um produto  ou  evento  a  ser  apresentado  para  toda  a  escola.

Tendo  em  vista  o  incentivo  à  convivência  e  à  troca  de  experiências,  as  eletivas têm  por  princípio  a  integração  de  alunos  dos  diversos  anos/séries.  No  ensino fundamental  podem  ser  agrupados  alunos  do    e    anos  e  do    e    anos.  No  ensino médio  podem  ser  agrupados  alunos  das  três  séries.  Para  assegurar  essa  participação na  organização  do  horário  escolar  as  eletivas  devem  ser  oferecidas  todas  no  mesmo horário.

 

Fonte: Diretrizes do Programa Integral, Escola de Tempo Integral – Páginas 28 a 30.

 

Orientação de Estudo

Orientação   de Estudo Materiais e documentos em:  https://drive.google.com/drive/folders/143HXqFor0j4RiZq6UQSIl2IBEi97h-jX?usp=sharing A ...